A Mercadona, cadeia de supermercados espanhola presente em Portugal, abrirá no dia 30 de novembro, a sua loja em Alverca do Ribatejo, situada no Salinas Park. No âmbito desta abertura, a empresa assinou um protocolo de colaboração com a CEBI – Fundação para o Desenvolvimento Comunitário de Alverca para a doação de alimentos, tendo em conta que combater o desperdício é uma das medidas que faz parte do Plano de Responsabilidade Social da Mercadona.
A nova loja doará, diariamente, bens de primeira necessidade àquela IPSS do concelho de Vila Franca de Xira, cuja atividade é dirigida às crianças, jovens, idosos e famílias, com particular atenção aos mais desfavorecidos através, por exemplo, das valências de emergência social ou banco de alimentos. “As doações realizadas pela Mercadona servirão, acima de tudo, para apoiar as centenas de pessoas em situação de vulnerabilidade social acompanhadas pela instituição”, é referido em nota de imprensa.
Só no primeiro semestre de 2023, “a Mercadona doou 600 toneladas de bens essenciais, o equivalente a cerca de 10.000 carrinhos de compras, a mais de 40 cantinas sociais, 8 bancos alimentares e outras entidades sociais de Portugal”. No distrito de Lisboa, onde a empresa conta atualmente com 4 supermercados em funcionamento, “foram doadas, no primeiro semestre deste ano, 23 toneladas de produtos de primeira necessidade a instituições locais de solidariedade social.”
Citada em comunicado de imprensa, Carla Vieira Gil, diretora coordenadora da Fundação CEBI, afirma que “garantir o apoio a mais de 850 agregados familiares em situação de carência e às 30 crianças da nossa Casa de Acolhimento Residencial exige um esforço financeiro muito significativo para a CEBI, esforço esse que não conseguimos superar sem a colaboração de parceiros alinhados com as prioridades de desenvolvimento comunitário da CEBI. Os contributos de mecenas e de amigos são, por isso, fundamentais para que continuemos a construir uma sociedade mais inclusiva. As doações realizadas pela Mercadona vão proporcionar um importante reforço da atuação da nossa área de intervenção social e comunitária, em particular, na distribuição de alimentos às centenas de famílias em situação de vulnerabilidade social, que usufruem de apoio através do nosso Banco de Ajuda Alimentar. Diariamente, contactamos com mais de 2.500 famílias através das nossas áreas de atuação, e a Mercadona vem contribuir para fortalecer a nossa atuação.”
Já Ana Carreto, Diretora de Relações Externas Centro-Sul de Portugal e Associações de Consumidores, acrescenta que “a nova loja da Mercadona de Alverca doará, desde o primeiro dia, à Fundação CEBI, bens essenciais, alimentares e não alimentares, com o objetivo principal de apoiar a instituição na entrega de alimentos junto das centenas de pessoas que mais necessitam, com vista à promoção da solidariedade e inclusão. Através desta colaboração reafirmamos e cumprimos assim o compromisso que temos de partilhar com a sociedade parte do que dela recebemos”.