O exercício intitula-se “Trainex’23” e ocorrerá na Linha do Norte, junto aos armazéns GSE, em Vila Nova da Rainha, no dia 4 de março

No dia quatro de março, Azambuja vai receber um dos maiores simulacros realizados no país nos últimos anos. O objetivo é testar a capacidade das forças que integram o dispositivo da Proteção Civil. O exercício intitula-se “Trainex’23” e ocorrerá na Linha do Norte, junto aos armazéns GSE, em Vila Nova da Rainha, no dia 4 de março, sábado, mobilizando um elevado número de meios de agentes locais e regionais de Proteção Civil, com especial incidência entre as 15h00 e as 18h00. Este simulacro visa refletir um cenário aproximado a uma emergência real, envolvendo diversas áreas das operações de proteção e socorro, incluindo a ativação do Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil.

Nos dias antes, a partir de um de março, o Município de Azambuja está a organizar um conjunto de atividades com as quais vai dinamizar a designada “Semana da Proteção Civil. A iniciativa é coordenada pelo Serviço Municipal de Proteção Civil em  parceria com as entidades do concelho ligadas a esta área, nomeadamente os Bombeiros Voluntários de Alcoentre e de Azambuja, a Delegação de Aveiras de Cima da Cruz Vermelha Portuguesa e os postos de Azambuja e de Aveiras de Cima da Guarda Nacional Republicana.

Assim no dia 1 de Março, assinala-se o Dia Internacional da Proteção Civil que ficará marcado pela abertura de uma exposição de veículos e equipamentos dos diversos agentes de Proteção Civil locais, bem como da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e de diferentes valências da GNR. A demonstração decorrerá no Campo da Feira, junto à Praça de Touros, entre as 10h00 e as 15h00 e estará aberta a toda a população.

No dia 2, quinta-feira, haverá uma ação de divulgação, com a distribuição de um folheto nos estabelecimentos dos três Agrupamentos de escolas do concelho, com informação sobre os diferentes tipos de catástrofes, os riscos naturais e tecnológicos existentes e qual a ação dos serviços de Proteção Civil. Neste dia, será realizado, igualmente, um exercício de evacuação, no Agrupamento de Vale Aveiras, que servirá de treino para a comunidade escolar numa eventual emergência.

Sexta-feira, 3 de março, terá lugar o dia do “Quartel Aberto”, especialmente dedicado aos alunos das escolas do concelho. Entre as 10h00 e as 15h00, as instalações dos Bombeiros de Alcoentre e de Azambuja, da Delegação de Aveiras de Cima da Cruz Vermelha e dos Postos Territoriais da GNR de Azambuja e de Aveiras de Cima vão estar de portas abertas para dar a conhecer como funcionam e quais as suas missões junto das populações.

Artigo anteriorHospital de Vialonga já está na posse da Câmara de Vila Franca e vai servir para habitação
Próximo artigoOpinião Paulo Afonso: “Sinais, Desafios e Expetativas”

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor escreva um comentário
Por favor, o seu nome