Quando a espuma dos dias desvanece e o nosso presente se transforma em passado o que irão relatar os vindouros? O que contamos nós dos tempos antigos? Aparentemente o que fica realmente para a História são apenas os grandes eventos e os nomes mais sonantes. E tal acontece também quando revemos os principais momentos da ciência. Mas reduzir este percurso de sucesso às epifanias dos homens é muito redutor. A ciência deve muito aos quase desconhecidos, muitos deles mulheres com pouco destaque. Um notável exemplo disto mesmo é Williamina Fleming (1857-1911), uma brilhante matemática escocesa. A sua vida não foi fácil. Recém chegada aos EUA o marido abandonou-a e a imigrante viu-se obrigada a trabalhar como empregada doméstica para cuidar da família. Por mero acaso o lugar onde trabalhava pertencia a Edward Pickering, director do Harvard College Observatory.

Num dia particularmente cinzento o astrónomo norte-americano, irritado com os seus assistentes lançou um desafio afirmando que até a sua empregada seria mais competente.
Na verdade, Williamina superou estas e outras expectativas. A cientista começou por acompanhar Pickering quando este tentava medir o brilho das estrelas.
Ela percebeu que quando se analisavam as fotografias tiradas através de telescópios existiam umas linhas visíveis à lupa. Estas linhas eram afinal o espectro electromagnético da luz emitida. E porque é que isto se revelou importante? Foi graças a esta técnica que se conseguiu determinar a distância e a composição química das estrelas. Só assim outros, como Hubble, descobririam que existem, afinal, muitas galáxias e que o nosso Universo está em expansão.

Para o leitor que quiser aprofundar esta e outras histórias recomendo o recente livro “Eureka! As descobertas que mudaram a ciência” de Adriano Cerqueira e ilustrações de Ricardo Galvão. Um livro a não perder.

Luís Monteiro

Artigo anteriorCâmara de Alenquer com orçamento de 45 milhões de euros para 2024
Próximo artigoÁguas do Tejo Atlântico assinala Dia Nacional do Mar com ação na Praia Azul, Torres Vedras

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor escreva um comentário
Por favor, o seu nome