O Colete Encarnado, festa prinicipal da cidade de Vila Franca de Xira, está de regresso de 31 de junho a 2 de julho. Nesta edição uma das novidades prende-se com a disponibilização de autocarros entre as freguesias.

O presidente da Câmara, Fernando Paulo Ferreira, durante a conferência de imprensa de apresentação do certame aludiu a “shuttles gratuitos e dedicados ao Colete Encarnado das 17h00 às 05h00 com partidas e regresso a cada meia hora da Castanheira do Ribatejo e Povos, a norte; e de Vialonga , Póvoa de Santa Iria, Alverca e Alhandra a sul”, sempre junto a zonas de grandes estacionamentos. O objetivo será também reforçar a mobilidade pedonal ao longo do certame. Para isso foram redefinidas as condições de mobilidade pedonal para os visitantes  entre as entradas norte e sul da cidade, do quartel dos bombeiros, ao Parque Urbano do Cevadeiro.

De resto e como é hábito terá lugar a tradicional homenagem ao campino a decorrer na tarde de 1 de julho, sábado. Este ano foi escolhido o campino Lúcio Isidro dos Santos a quem será engtregue o pampilho de honra num tributo póstumo a Carlos Silva.

Apostado em transformar Vila Franca “numa cidade festival” durante o Colete Encarnado, o presidente da Câmara referiu que vão ser dispostos ao longo da cidade diversos palcos , desde o Tradições no Jardim Constantino Palha; o Marialva no Mártir Santo; o Sevilhanas. Com na Avenida Combatentes da Grande Guerra, e por último o Parque do Cevadeiro, para onde transitará também parte da animação da festa, numa decisão que já merceu críticas por parte da CDU, em comunicado, que sustenta que os eventos deveriam ter lugar no centro da cidade. Haverá ainda um espaço de animação na Avenida Combatentes da Grande Guerra que se estenderá até à Rua Alves Redol, que se traduzirá numa “nova área de divertimento”, considerou Fernando Paulo Ferreira.  No Colete Encarnado não faltarão as tradicionais corridas de touros. Na música, o destaque vai para a atuação dos Gipsy Kings, André Reis, DJ Paulo Goulart, e do fadista Jorge Fernando.

Na antecâmara das festas do Colete Encarnado vão decorrer ainda diversas atividades a cargo da Associação de Tertúlias de Vila Franca de Xira, ao longo dos dias que antecedem o início das festas. Animação de rua, conversas tertulianas, uma festa sunset entre outras atividades vão ter lugar em Vila Franca de Xira.

No final da conferência de imprensa, Fernando Paulo Ferreira deu a conhecer ainda que se encontra em consulta pública durante 30 dias a votação tendo em vista a inscrição das festas do Colete Encarnado no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.

Artigo anteriorAlunos de Apolo de Azambuja apelam à Câmara para que reconheça o mérito dos atletas do concelho
Próximo artigoRui Corça espera que Azambuja dê uma cambalhota política à semelhança do Cartaxo

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor escreva um comentário
Por favor, o seu nome