24.2 C
Lisboa

Creche da Misericórdia: Quase 300 vagas para crianças do concelho de Alenquer e não só

São 296 novas vagas em creche e podem significar a mitigação de uma necessidade crescente no concelho de Alenquer e até limítrofes. Estão em fase de arranque as obras da nova creche da Santa Casa da Misericórdia de Alenquer nas traseiras do Continente entre as freguesias do Carregado e Alenquer. A instituição que já possui cinco edifícios de creches, dois deles em Lisboa, vê assim aumentada a sua capacidade. A obra que deverá ser inaugurada em setembro de 2025, tem um custo de 2,8 milhões de euros, com financiamento de 2,5 milhões ao abrigo do PRR.

Luís Rema, provedor desta IPSS, destaca ao Valor Local que “num concelho em crescimento com muitas famílias novas esta é uma boa solução, e uma mais-valia para esta zona, onde esta valência é algo deficitária”. Um dos edifícios que atualmente presta serviço nesta área será encerrado assim que abrir a nova creche. Atualmente a instituição tem em lista de espera cerca de 50 crianças, “e não serão mais porque, entretanto, as famílias tiveram de recorrer a outras soluções de modo a poderem ir trabalhar”. O programa Creche Feliz que permite a colocação de filhos de famílias carenciadas a custo zero para as mesmas é mais um desafio também para esta IPSS, porque muito rapidamente as vagas ficam esgotadas. “O paradigma mudou radicalmente e a procura é muito maior. Este programa deu mais soluções às famílias”, constata.

A creche que será construída em terreno cedido pelo município vai ter quatro salas de berçário com capacidade para 40 bebés a partir dos quatro meses; oito salas para 1 e 2 anos com capacidade para 112 crianças; mais oito salas dos 2 aos 3 anos para 114 crianças. “Se as salas tiverem dimensão ainda poderão ser somadas mais algumas vagas para além dessas”, adianta ainda Luís Rema.

Com esta nova valência, a creche pode ainda dar emprego a mais 50 profissionais entre educadores e auxiliares. Para além do PRR, a obra será financiada através de capitais próprios e da própria Câmara de Alenquer “que já disse estar interessada em ajudar o projeto”.

Continuar a ler: Projeto da Cerci Flor da Vida de Azambuja

últimos artigos

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor escreva um comentário
Por favor, o seu nome