Há dois estabelecimentos de ensino no concelho de Alenquer que são dos que mais reciclam em todo o país. Este foi o resultado de um concurso levado a cabo pela Valorsul através do programa ‘Ecovalor’. O Jardim de Infância de Abrigada, com 18 mil 253 quilos recolhidos, alcançou o segundo lugar, logo seguido pela Escola Básica de Cheganças, com 17 mil 780 quilos, no terceiro posto. Melhor só a Associação de Amor para a Educação de Cidadãos Inadaptados da Lourinhã, ao ter recolhido um total de 19 mil 713 quilos de resíduos para os ecopontos amarelo, azul e verde. Todas as escolhas amealharam créditos monetários.
O agrupamento de Escolas da Abrigada, o agrupamento de Escolas do Carregado, o agrupamento de Escolas Damião de Goes, o agrupamento de Escolas Visconde de Chanceleiros, o colégio Reino do Alão e o Centro Infantil Santa Casa Misericórdia estiveram representados nesta iniciativa por uma ou mais escolas. Em 2023/24, todos os estabelecimentos que participaram no ano letivo 2022/23 fizeram-no agora também, registando-se a nova entrada da Escola Básica do 1º Ciclo de Aldeia Gavinha. Além do concelho de Alenquer, também os de Alcobaça, Amadora, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lisboa, Loures, Lourinhã, Nazaré, Óbidos, Odivelas, Peniche, Rio Maior, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira participaram na iniciativa.
Neste programa conhecido como ‘Separa e Ganha’, a participação da recolha para o ecoponto azul contou com 256 escolas e 16 instituições que contribuíram para a reciclagem de 580 toneladas de papel/cartão. No amarelo, participaram 255 escolas e 19 instituições que separaram 382 toneladas de embalagens de plástico, metal e pacotes de bebida. Já no verde, através das 169 escolas e 11 instituições, foi possível encaminhar para reciclagem perto de 270 toneladas de embalagens de vidro.
Ao todo, a Valorsul garante ter recolhido 1.240 toneladas de material, no âmbito dos concursos ‘Separa e Ganha’ 2022/2023. Houve 553 escolas e instituições premiadas, das 726 inscritas, num valor total de 62 mil 634 euros. A Valorsul gere e trata resíduos urbanos de 19 municípios do Oeste de Portugal e da região de Lisboa, servindo uma área geográfica que comporta 1,6 milhões de habitantes.