O serviço de esterilização, do HVFX, EPE presta um serviço fundamental para a Segurança das pessoas e Qualidade da assistência prestada aos doentes e pauta-se por elevados níveis de excelência.
O enfermeiro da esterilização trabalha em conjunto com os restantes profissionais de saúde de toda a unidade hospitalar por forma a garantir que o circuito dos Dispositivos Médicos, desde a utilização até ao reprocessamento e vice-versa, decorra sem incidentes.
O enfermeiro do serviço de Esterilização, para além das funções que são transversais a todos os serviços onde a enfermagem está presente, deve ainda:
- Ser o garante da qualidade e segurança por forma a promover a melhoria contínua da qualidade.
- Supervisionar e garantir o adequado reprocessamento dos materiais;
- Zelar pela integridade e funcionalidade dos mesmos;
- Assegurar as manutenções preventivas e o tratamento das avarias dos equipamentos;
- Assegurar as calibrações (confirmação dos parâmetros pressão, humidade e temperatura) dos equipamentos;
- Assegurar a utilização de indicadores químicos em cada processo para que o utilizador visualmente confirme a sua mudança de cor;
- Assegurar a utilização de Indicadores biológicos de acordo com o instituído;
- Ser o elo de ligação “da comissão de controlo de infeção” (UL-PPCIRA), zelar pela prevenção das infeções e pela implementação e manutenção de normas que asseguram o excelente funcionamento do serviço;
O Serviço de Esterilização, é uma unidade de apoio clínico, com autonomia técnica, recursos materiais e humanos com o objetivo de realizar todas as tarefas inerentes ao reprocessamento de Dispositivos Médicos reutilizáveis, ou seja, todos os materiais necessários utilizados nas salas de bloco operatório para se realizarem, com sucesso, as cirurgias.
A Central de Esterilização funciona 16 horas por dia, das 8h00 às 23h00 horas, todos os dias da semana, de modo a assegurar a quantidade de material processado atempadamente aos diversos serviços utilizadores. A proximidade com o Bloco Operatório quer em termos físicos quer de relacionamento, permite uma resposta em tempo útil, contribuindo para um desempenho eficaz e eficiente nos diferentes atos cirúrgicos.
O serviço de esterilização divide-se em duas zonas completamente distintas, zona de descontaminação (receção triagem e lavagem de materiais) e zona de preparação (inspeção, preparação, embalagem, esterilização e armazenamento (dos referidos materiais).
Todos os Dispositivos Médicos que penetram no corpo humano, quer por intervenção cirúrgica quer por qualquer outro procedimento invasivo, são considerados materiais críticos e requerem um processo de esterilização.
A esterilização de um dispositivo médico é um processo desenvolvido e validado para eliminar a carga microbiana, nas suas várias formas, assegurando a sua esterilidade.
O processo de recolha, lavagem, inspeção, embalagem, esterilização, armazenamento e entrega são efetuados pelos Assistentes Operacionais, profissionais da esterilização devidamente integrados e treinados, sempre auxiliados por equipamentos específicos e supervisionados pelos profissionais de enfermagem.
Os profissionais que trabalham no serviçoo de esterilização não prestam assistência direta aos doentes, mas são elementos cruciais na prevenção das infeções, pautando-se por elevados níveis de excelência para a Segurança das Pessoas e Qualidade da assistência prestada.
Enfermeiros do Serviço de Esterilização do Hospital de Vila Franca de Xira