JQUERY RADIO PLAYER and WORDPRESS RADIO PLUGIN powered by WordPress Webdesign Dexheim and FULL SERVICE ONLINE AGENTUR MAINZ
18.7 C
Lisboa

Observatório Astronómico de Cardosas será realidade ainda este mandato

Já não ouvíamos falar do projeto de criação de um observatório astronómico no moinho de Cardosas, Arruda dos Vinhos, há algum tempo, mas este mantém-se de pedra e cal. O presidente da junta, Fábio Amorim, reafirma ao Valor Local que este é um sonho que vai concretizar-se até ao final do mandato, em 2025. Nesta altura, a junta em conjunto com a Câmara e uma associação de astrónomos deverá patrocinar o projeto que não passa apenas pela aquisição de um telescópio, mas também de formação de um técnico específico nesta área.

O investimento em recursos humanos será paralelo ao da aquisição do telescópio, que segundo o que o autarca já nos adiantou numa reportagem em finais de 2021, pode chegar aos 100 mil euros, o que só será possível através “do modelo PPP que estamos a desenhar, com a Câmara, a junta e essa associação”. Para se ter uma ideia, o orçamento anual desta junta de freguesia é inferior a 100 mil euros, mas o autarca refere que ainda aguarda por alguns orçamentos para ter uma ideia concreta. A associação dará também formação ao recurso humano que venha a ser contratado para poder operar o telescópio. Carla Natário, astrónoma já entrevistada pelo nosso jornal, e que reside precisamente em Cardosas, “será fundamental também em todo este processo”, acrescenta Fábio Amorim.

Este é um projeto muito vocacionado para a comunidade escolar e disponível para receber visitantes da região e não só. “É um investimento que a longo prazo trará um retorno enorme porque estamos a falar de ciência, educação, divulgação do território e dinamização daquele espaço que neste momento está sem atividade. Estamos disponíveis para arcar com uma fatia considerável dos custos do projeto, porque será muito importante para a freguesia”. “Este é um objetivo primordial para a freguesia e seguramente antes das eleições de 2025 é ponto de honra inaugurar o observatório porque é algo diferenciador para Cardosas”.

últimos artigos

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor escreva um comentário
Por favor, o seu nome