A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) entregou ao Município de Alenquer o galardão referente à tradição do Pintar e Cantar dos Reis inscrita no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial. A distinção foi entregue pela Secretária de Estado da Cultura, Isabel Cordeiro, e recebida pela vereadora Cláudia Luís, numa cerimónia levada a cabo no Museu Nacional do Traje, em Lisboa.
Depois de confirmado o interesse municipal, a candidatura a esta condição nacional arrancou em 2016 e a inscrição foi anunciada em Diário da República a 16 de julho de 2021.
O ‘Pintar e Cantar dos Reis’ celebra-se por terras de Alenquer todos os anos, na madrugada de 5 para 6 de janeiro, essa que é a noite dos Reis Magos. À parte de cantar, as pessoas, designadas como reiseiros, também pintam os reis numa celebração artística, cultural e intimista acompanhada pela saudação e o desejo de felicidades renovado para o novo ano. Uma tradição que cruza a festa, a linguagem escrita, os cantares, os rituais e os cultos.
A Câmara Municipal de Alenquer pretende ir mais além e candidatar, até 2024, a tradição alenquerense a Património Cultural Imaterial da Humanidade, uma chancela atribuída pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).