Foi inaugurado, este sábado, o renovado Mercado Municipal de Alenquer, após quase dois anos em obras. Muitos foram os que quiseram ver o mercado de cara lavada, e os clientes voltaram em bom número a fazer compras no local, logo no primeiro dia. Aos jornalistas, o presidente da Câmara de Alenquer, Pedro Folgado, destacou a complexidade do processo de requalificação do imóvel, realçando que nesta altura “não vale a pena fazermos juízos de valor sobre quem teve a culpa”. Sobretudo “a obra foi executada antes do final do ano de 2023, ao abrigo do Portugal 2020”.
“Estamos felizes porque hoje inaugurámos uma obra importante para o concelho de Alenquer. Tínhamos a hipótese de mandar o edifício abaixo, e fazer algo novo, mas achámos importante requalificar este espaço, mantendo a traça. Obviamente que nem toda a gente concorda com isto. Muitos comerciantes gostariam de contar com arrecadações, mas a arquitetura do edifício não o permite. Mas decidimos manter a história, e melhorar a qualidade do imóvel”.
Inauguraram este mercado apenas cinco comerciantes, sendo que haverá espaço para mais seis, mas a autarquia espera que surjam interessados a breve prazo, nomeadamente para o talho, tendo em conta que vai ser lançada uma hasta pública. “O comerciante do talho reformou-se, mas já há vários interessados em vir para cá”. Para já, o valor de renda das lojas, refere o autarca, aumenta “relativamente ao anterior mercado, mas nada de muito significativo”.
O mercado está agora mais convidativo. Foram criadas lojas em todo o redor com montras para a rua. No espaço exterior, existe agora uma esplanada no local onde antes se assistia ao estacionamento caótico de viaturas. O mercado conta com as tradicionais áreas de frescos: de fruta, legumes, mas também padaria, peixe e carne, um café e uma churrasqueira.

O vereador com o pelouro das Obras, Tiago Pedro, em declarações à comunicação social, agradeceu a paciência dos comerciantes após quase dois anos numa tenda na Rua Triana. “Penso que estão muito animados com este resultado. A comunidade também aderiu em massa. Desde as 7h30 que têm chegado centenas de pessoas, com muitas mensagens de parabéns. É um dia muito especial para a vila de Alenquer”. O habitual Mercadinho de Natal do município este ano já vai ter lugar no novo espaço. O Parque da Paróquia volta a estar disponível para estacionamento com o desmantelar da tenda. Também serão introduzidos novos parquímetros para regular o estacionamento.
José Mateus, que em 2018, era o espelho do desânimo face ao estado em que se encontrava o mercado, durante uma reportagem do Valor Local, era um homem feliz no dia da inauguração. Sem mãos a medir para atender os clientes, lá foi dizendo à nossa reportagem – “Isto está lindo, está lindo. Estou a gostar muito. Ficou muito dentro daquilo que eram as minhas expetativas”. José Mateus diz que faz parte do mercado “desde que andava na barriga da mãe”. “Tenho 61 anos. É só fazer a conta!”. Maria Hortense, cliente, não quis deixar de ver como ficou o mercado logo no dia da abertura, “Está tudo muito bonito. Precisava mesmo deste arranjo. Esperemos que as pessoas adiram e venham fazer compras”. No seu caso não dispensa vir ao peixe, frutas e padaria, “embora não compense assim muito financeiramente” em relação aos supermercados, mas “é aquela proximidade!”.