Tiago Pedro, vice-presidente da Câmara Municipal de Alenquer, não descarta uma candidatura à presidência da autarquia em 2025. O atual vice-presidente assumiu que essa é uma questão em aberto, numa entrevista que deu esta tarde na Rádio Valor Local.
Tiago Pedro assume que essa foi “uma reflexão” que já fez e demarca-se da imagem de Rui Costa, o anterior vice-presidente, que foi apontado por muitos como um possível sucessor de Pedro Folgado.
A saída de Rui Costa levou à subida no executivo de Tiago Pedro, que elogia o percurso do seu antecessor. Por outro lado, salienta que “os vice-presidentes não têm de, forçosamente, suceder aos presidentes como candidatos”.
Por outro lado, refere como mais importante que os sucessores “tenham experiência governativa e conheçam os dossiers e os processos, para que os territórios não fiquem a perder”. O autarca considera, entretanto, que se perde mais tempo, quando uma equipa nova entra no processo, porque tem de conhecer todo “o modus operandi” o que acarreta alguns problemas.
Desde logo Tiago Pedro refere que é necessário um conhecimento mais vasto “e muitas vezes não se consegue resolver os problemas das pessoas com a mesma celeridade, competência e propriedade em comparação com quem já conhece os processos”.
O vereador afiança ao Valor Local que a reflexão que tem vindo a fazer tem por base a comunidade: “A comunidade tem-me acarinhado muito, tem conseguido perceber as políticas públicas que tenho vindo a criar, a proximidade com que tenho trabalhado, e sobretudo, e isso é o mais importante, tem compreendido que tenho feito isto tudo sem estar a correr atrás de algum lugar ou oportunidade”.
“Seria mentira se não dissesse que assumiria com gosto”, uma eventual candidatura à Câmara, e acrescenta já ter de alguma forma refletido sobre o tema. Por isso acrescenta – “Se a oportunidade surgir e sentir o apelo da comunidade e que sou uma mais-valia num cenário em que faça a diferença face a outros candidatos, é um desfio que posso assumir pela minha terra”, refere Tiago Pedro.
O deputado João Nicolau e a possível rivalidade
O autarca gostava de ter o apoio de Pedro Folgado, atual presidente da Câmara, que ainda não assumiu qualquer preferência, sendo que nesta altura, ainda não existe qualquer candidatura oficial, mas o nome do deputado João Nicolau tem sido bastante falado.
Aliás, na Rádio Valor Local, o próprio João Nicolau, não assumiu qualquer candidatura. O deputado no parlamento, deixou nas entrelinhas essa hipótese, mas não adiantou qualquer cenário.
No entanto e na eventualidade de existir a candidatura do deputado, Tiago Pedro, quer assumir-se pela diferença. O vereador não critica o deputado, mas assume-se como melhor conhecedor dos dossiers e do concelho de Alenquer.
Quando confrontado com as diferenças, Tiago Pedro sublinha que começa por aquilo que o distingue – “Talvez seja a minha paixão pela terra e pela comunidade e pelo facto de ser alguém que vive desde sempre na vila de Alenquer. Aquilo que me dá gozo é estar junto das pessoas, e jamais teria feito uma carreira nacional como deputado”, refere o autarca.