Decorre até seis de novembro a votação nos projetos do Orçamento Participativo da Câmara de Azambuja.
De acordo com o regulamento, podem votar os cidadãos com idade igual ou superior a 16 anos, residentes ou naturais do município de Azambuja, de acordo com nota de imprensa da autarquia. Cada participante tem direito a três votos em projetos diferentes, dois deles obrigatoriamente em projetos de freguesias diferentes e um voto num projeto de âmbito municipal.
Dentro das diversas áreas elegíveis, e após a respetiva análise, foram 11 as propostas validadas e que já se encontram em votação. São as seguintes:
Desafios da Juventude!!! Alcoentre 2024 (Freguesia de Alcoentre). É um projeto destinado a jovens da Freguesia de Alcoentre que visa, essencialmente, não só oferecer formação especializada em áreas desafiadoras da fase da adolescência, como também pretende uma maior participação dos jovens na sua comunidade, ajudando-os a desenvolver habilidades, competências, conhecimentos e experiências que lhes permitam ter sucesso na escola, no trabalho e ao longo da vida.
Colocação de estacionamento de bicicletas no Parque da Milhariça (Freguesia de Aveiras de Cima). Visa a construção de uma estrutura para estacionamento de bicicletas naquele parque.
Anfiteatro ao Ar Livre (União das Freguesias de Manique do Intendente, Vila Nova de São Pedro e Maçussa). A instalar na Escola Básica de Manique do Intendente. Além de ser usado como uma sala de aula, o objetivo é que seja utilizado para outras atividades, como apresentações musicais, peças de teatro e eventos comunitários.
Graffiti (Freguesia de Aveiras de Cima). A proposta passa por um graffiti nas paredes do futuro parque de estacionamento no terreno das antigas instalações do Aveiras de Cima Sport Club. Um graffiti com antigas fotos e memórias do clube e do presente do clube.
Aprender a brincar e Requalificação do Recreio do Jardim de Infância Vale Aveiras (Freguesia de Aveiras de Cima). Para além da requalificação do espaço em si, visa ainda que sejam adquiridos alguns itens de forma a tornar os espaços interior e exterior mais dinâmicos, inclusivos e divertidos.
Zambujeiro – Espaço Sustentável em Azambuja (Freguesia de Azambuja). Propõe-se a criar um lugar onde a luz do sol é capturada e transformada em energia. A energia solar, captada através da árvore instalada no Jardim Urbano, será a principal fonte de poder, permitindo que dispositivos móveis sejam carregados e que a tecnologia seja uma aliada na busca por um futuro mais verde.
Largo Carlos Vise Costa (União das Freguesias de Manique do Intendente, Vila Nova de São Pedro e Maçussa). A proposta prevê a requalificação do espaço em Manique do Intendente com limpeza e desinfeção do local, paredes e pedras; isolamento das paredes e do fundo; pintura do fundo e paredes ou revestimento a pastilhas; encher com água; colocação de motor a energia solar para simular uma cascata e fazer circulação da água; colocação de iluminação a energia solar; colocação de plantas aquáticas.
Parque Infantil (União das Freguesias de Manique do Intendente, Vila Nova de São Pedro e Maçussa). A proposta visa a substituição do piso e equipamento do parque infantil já existente na freguesia da Maçussa.
Um Miradouro para Todos (Freguesia de Azambuja). Tem em vista a requalificação de espaços públicos em duas partes: A primeira é o arranjo da Estrada dos Mata Burros, que faz a ligação do centro da vila de Azambuja com o miradouro e outras estradas que vão dar a Vale do Paraíso. A segunda propõe o arranjo do miradouro para que utilizado pelos moradores do concelho.
Embelezamento do Largo da República (Freguesia de Aveiras de Cima). A proposta visa aliar a tradição das vinhas e das vindimas e o embelezamento do espaço. O proponente visa que o largo seja decorado com chapéus de chuva transparentes ornamentados com cachos de uvas, por exemplo. A ideia seria uma junção entre o que foi feito em Águeda e a tradição da vila.
Vestir Saúde (Freguesia de Azambuja). O objetivo passa pelo financiamento de novos fardamentos para a Unidade de Cuidados Continuados na Comunidade. Segundo o proponente, o atual é insuficiente para garantir que seja higienizado de forma regular e apresenta grandes sinais de desgaste pelo seu uso continuado.
Existem duas formas de votação, na plataforma digital op.cm-azambuja.pt e, também, por SMS. É de referir que em qualquer das modalidades, o participante terá de assegurar a veracidade da sua identidade.
Para esta edição, está contemplado o valor global de 120 mil euros destinado a financiar as propostas mais votadas, num montante máximo de 15 mil euros a cada projeto.
(Para mais informações contacte através do 969 584 126)