O presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Fernando Paulo Ferreira, voltou a defender, numa das últimas reuniões públicas do executivo, que as câmaras municipais devem passar a ter competências diretas na manutenção das estações ferroviárias. A proposta do autarca surge como resposta a críticas recorrentes sobre o estado de degradação destas infraestruturas no concelho, com especial destaque para a estação da Castanheira do Ribatejo. Numa recente entrevista ao Valor Local, Pedro Gago, da comissão de utentes da União de Freguesias de Castanheira e Cachoeiras deu conta do encerramento das casas de banho da estação da CP local, algo que está a ser um verdadeiro transtorno para a população que diariamente usa aquele transporte público.
“Aproximar os problemas de quem os pode resolver” é, segundo o presidente, a via a seguir. “Parece-me que este é o caminho. Devem ser as câmaras municipais a intervir, pois estando mais perto das pessoas, podemos ter uma ação mais eficaz sobre essas matérias”, afirmou Fernando Paulo Ferreira, revelando ainda que já abordou o tema com o ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, com quem manterá novo diálogo com vista à concretização dessa possibilidade.
A discussão surgiu após uma intervenção da vereadora Joana Bonita, da CDU, que trouxe à reunião o estado atual da estação da Castanheira do Ribatejo, apontando problemas que, segundo disse, são também comuns a outras estações do concelho. A autarca denunciou que “não há um WC aberto, as máquinas automáticas estão frequentemente avariadas, há ausência de segurança e de limpeza, e os elevadores passam mais tempo sem funcionar do que a funcionar”.
Joana Bonita reforçou que estas falhas têm vindo a ser reportadas com frequência nas reuniões camarárias, sem que se tenham verificado melhorias concretas. Questionou ainda que medida efetiva tem tomado a autarquia para assegurar as condições mínimas de funcionamento e dignidade nestas infraestruturas de transporte.