A empresa intermunicipal Águas do Ribatejo prepara-se para investir dois milhões euros, com o apoio dos fundos europeus, em novas redes de abastecimento e saneamento na Coutada Velha, concelho de Benavente. Os trabalhos, numa extensão de 12 quilómetros de redes, têm um prazo de execução de 18 meses (540 dias).
De acordo com a empresa, a nova rede de saneamento da Coutada Velha terá 8,7 quilómetros de extensão na bacia de drenagem da Estação Elevatória de Águas Residuais Estrada da Minhola/Estrada dos Cachimbos. A nova rede abrange a maioria dos alojamentos da Coutada Velha, confluindo numa nova estação elevatória que fará a ligação ao sistema de tratamento de Vale Tripeiro.
A empreitada prevê também a substituição de condutas de abastecimento nos arruamentos abrangidos pela intervenção da rede de saneamento. Serão colocadas novas condutas, numa extensão de 3,5 quilómetros, e 70 novos ramais.
Uma aspiração antiga da população daquele aldeia
Com esta intervenção, a AR prevê uma redução das perdas de água devido a roturas e avarias recorrentes numa rede de primeira geração que apresenta debilidades decorrentes da sua antiguidade. A realização da substituição de condutas de abastecimento de água em simultâneo e integrada na mesma empreitada permite gerar economias de escala e uma redução dos impactos junto dos moradores e utilizadores das vias intervencionadas.
Esta intervenção resulta da identificação, por parte da AR e do município de Benavente, da necessidade de alargamento da cobertura do serviço de drenagem e tratamento de águas residuais no lugar da Coutada Velha.
“Trata-se de uma aspiração antiga da população da Coutada Velha que será possível concretizar agora com a obtenção do financiamento comunitário para o efeito, num quadro de solidariedade intermunicipal que tem sido um dos pilares da Águas do Ribatejo e que tem marcado a atuação da empresa desde a sua fundação”, sublinha a empresa em comunicado.