O Município de Alenquer conquistou dois Prémios “Autarquia do Ano”. A Recuperação e Consolidação da Fonte Gótica de Vila Verde dos Francos levou a melhor na categoria Cultura e Património enquanto que a Requalificação Urbana e Ambiental da Frente Ribeirinha do Rio Alenquer foi também a vencedora na categoria Urbanismo e Espaços Verdes, à frente de projetos de outros concelhos como Loures, Barcelos ou Oeiras. “O objetivo desta distinção anual é homenagear os municípios e freguesias que se destacam, nas mais variadas áreas, por práticas inovadoras e de gestão rigorosa do interesse público”, de acordo com a organização.
Nesse âmbito, o concelho Alenquer voltou a ser galardoado, à imagem do que havia sucedido em 2023 e em 2022.
O vice-presidente Tiago Pedro recebeu os galardões em nome do município e vincou que estes funcionam “como combustível para alimentar a confiança e para nos fazer continuar a trabalhar e sonhar pelo território de Alenquer”. “No caso da fonte gótica, estimada entre o século XII e XIV, o galardão tem “uma importância muito assinalável porque cabe aos autarcas a responsabilidade de garantir que a identidade dos territórios é mantida”.
Já quanto à empreitada na Frente Ribeirinha do Rio Alenquer – “Levar a cabo esta obra foi, de facto, complexo. Obrigou a um grande trabalho de acompanhamento arqueológico e do planeamento das fases da obra. Significa que estamos na direção certa, a obra fez sentido para aquela zona. Prova que a leitura urbanística que foi conseguida vai ao encontro daquilo que são as boas normas de hoje da arquitetura e da reabilitação urbana, provavelmente na zona mais antiga da vila de Alenquer fora das muralhas do castelo”, considerou o vereador, citado em comunicado.
A organização da5ª edição dos Prémios Autarquia do Ano foi levada a cabo pela Lisbon Awards Group e pelo jornal Eco.