António José Inácio regressou à presidência da Junta de Freguesia de Póvoa de Santa Iria e Forte da Casa mas sem maioria absoluta, assumiu um acordo com dois eleitos do Chega para garantir governabilidade no executivo. acordo esse. negociado entre a comissão politica do PSD e do Chega.
Eleito como independente numa lista da Nova Geração liderada pelo PSD e IL, o autarca explicou que este entendimento foi a única forma de assegurar estabilidade.
Segundo afirmou em entrevista à Rádio Valor Local, o acordo foi firmado com Júlio Runa e Guilherme Medeiros, ambos da Póvoa de Santeria, que passam a integrar o executivo com responsabilidades atribuídas. “Não tínhamos maioria para formar o executivo e encontrámos esta solução. Penso que ficou uma boa equipa, inclusivamente com os dois elementos do Chega”, referiu.
Júlio Runa assume os pelouros da Proteção Civil, Trânsito e Segurança, sinalização vertical e horizontal e integra a Comissão Municipal de Segurança. Já Guilherme Medeiros, quarto vogal, fica responsável pelo Desporto, Juventude, Ambiente, sensibilização ambiental, eficiência energética e mobilidade.
António José Inácio rejeita a existência de linhas vermelhas no entendimento com o Chega. Para o autarca, a alternativa seria um acordo com o Partido Socialista, segunda força mais votada, mas considera que essa hipótese seria “muito difícil de concretizar”. “Só havia duas opções, ou entendimento com o Chega ou com o Partido Socialista”, acrescentou.








