A vila de Arruda dos Vinhos recebe de 31 de outubro a 3 de novembro, mais uma edição da Festa da Vinha e do Vinho. Como sempre o Pavilhão Multiusos enche-se para quem quer disfrutar dos espetáculos musicais, da gastronomia e do artesanato.
Carlos Alves, presidente Câmara Municipal de Arruda, destaca que o certame deste ano vai apostar na continuidade “porque não é nossa intenção desvirtuar aquilo que é um histórico, que já traz alguma habituação, e quem nos visita já sabe com o que é que conta”.
Como habitualmente, a autarquia leva a cabo uma série de palestras sobre temas relacionados com a economia local, e este ano não será diferente. Este ano, uma das novidades passa por apresentar o “Estudo dos Solos” preparado pelos técnicos do Arruda Lab, como aliás noticiou o Valor Local.
De acordo com o autarca, “neste momento a análise está a ser feita”. “As amostras já foram executadas um pouco por todo o concelho” e agora estão a ser analisados os dados que serão apresentados ao público. O objetivo é conseguir “uma radiografia daquilo que é a situação dos solos em Arruda, que é onde tudo começa”, esclarece Carlos Alves.
Arruda Lab é eixo de desenvolvimento no concelho
Ao Valor Local, o presidente da Câmara sustenta que os agricultores do concelho têm aderido a esta iniciativa, e de forma muito entusiasta “com expectativas muito positivas.” “Foram os primeiros a dizer que era uma iniciativa muito interessante e a dizer automaticamente sim a essa participação”, até porque são os agricultores, os primeiros interessados neste projeto que envolve aquele que é o “cérebro” do concelho e o eixo por onde tudo passará cientificamente nos próximos anos, o Arruda Lab.
Mas a Festa da Vinha e do Vinho, não é só ciência. São as tasquinhas com os restaurantes e as coletividades e o artesanato que dão também um colorido estes dias a Arruda. O evento encerra igualmente com a participações dos ranchos folclóricos locais, a banda de música da Santa Casa e um concerto principal que este ano estará a cargo do Toy.