O aumento extraordinário do consumo de energia elétrica, associado ao inverno particularmente rigoroso que se tem feito sentir, está a provocar cortes no abastecimento em alguns pontos do concelho de Vila Franca de Xira, nomeadamente nas zonas do Bom Sucesso, em Alverca do Ribatejo, e do Casal do Freixo, em Vialonga.
Segundo a E-Redes, o inverno de 2026 tem vindo a bater sucessivos recordes de consumo em Portugal, sobretudo ao início da noite, por volta das 20h, fortemente condicionado pelos consumos domésticos. Este pico de procura está a pressionar a rede de baixa tensão, originando falhas pontuais no fornecimento de eletricidade.
A empresa explica que se têm verificado dois fenómenos relevantes: por um lado, um aumento significativo das avarias em instalações particulares, normalmente provocadas por sobrecarga ou utilização acima da potência contratada; por outro, um crescimento das avarias na rede de baixa tensão, sobretudo devido à fusão de fusíveis de proteção, que sinalizam correntes acima do expectável.
Esta situação reflete uma alteração clara do perfil de consumo das famílias, em parte associada à transição energética em curso, nomeadamente o recurso prolongado ao aquecimento elétrico das habitações, a conversão das cozinhas a gás para eletricidade, o aumento da utilização de veículos elétricos em carregamento e, em alguns casos, furtos de energia.
De acordo com um comunicado da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira a que o Valor Local teve acesso, a autarquia, presidida por Fernando Paulo Ferreira (PS), está a acompanhar permanentemente estas ocorrências, em articulação com a E-Redes, que tem vindo a intervir sempre que se registam quebras no abastecimento.
No caso concreto do Bairro do Bom Sucesso, em Alverca do Ribatejo, registou-se uma avaria num cabo subterrâneo de baixa tensão, que acabou por entrar em rotura definitiva no passado dia 18 de janeiro. Após várias tentativas de reposição provisória, foi necessário proceder à abertura de vala para a sua reparação, ficando a situação resolvida no dia 20.
Entretanto, a E-Redes iniciou, no passado dia 22 de janeiro, um reforço adicional da rede de baixa tensão, com a instalação de um novo cabo para alimentar a zona residencial, estando a conclusão dos trabalhos prevista até ao final desta semana.
Já no Casal do Freixo, em Vialonga, os cortes no fornecimento estão diretamente relacionados com o frio intenso e o consequente aumento excecional do consumo, indica a empresa.




