Azambuja tem a partir, do próximo dia 8 de setembro, a primeira associação de jovens do concelho. A primeira direção vai tomar posse na Casa da Juventude de Azambuja e tem como objetivo dinamizar a comunidade, promovendo atividades, projetos e iniciativas que façam a diferença na vida dos jovens.
Em entrevista à Rádio Valor Local, Gonçalo Simões destaca que esta associação começou a partir de uma conversa com Daniela Ferreira, uma das jovens que faz parte do projeto, que assume a vice-presidência da associação. Era necessário que existisse “uma associação que preservasse e protegesse e defendesse o interesse dos jovens, uma vez que no concelho de Azambuja não existia nenhuma coletividade de género para o efeito”. Esta foi uma ausência notada por outros jovens de Azambuja e dai até juntarem cerca de 40 associados foi apenas um “pulinho”.
Segundo Gonçalo Simões, presidente da Associação de Jovens do Concelho de Azambuja (AJOCA), a ideia passa por promover diversas iniciativas para os jovens, destacando “formações, workshops, e vários projetos a desenvolver” com o intuito de “mexer com a camada jovem no concelho”. Os jovens têm estado a aderir, “desde já à nossa open call” o que considera “bastante positivo”. Aliás o presidente da associação refere mesmo que o projeto suscitou “muita curiosidade dos jovens, desde os 15 aos 30 anos. Portanto estamos muito felizes porque percebemos logo que o impacto iria ser significativo no concelho”.
Para já a AJOCA não tem uma sede física definitiva, sendo que a utilização da Casa da Juventude cedida pela Câmara de Azambuja, para além de simbólica para o momento, poderá significar no futuro outras utilizações.
Sem entrar em detalhes, o líder da associação sublinha que são muitas as preocupações da juventude no concelho de Azambuja. Gonçalo Simões quer para já juntar-se com os associados e as autarquias locais para “perceber qual é o nosso papel aqui, e onde é que podemos ajudar, porque para além de jovens também temos a nossa opinião, os nossos valores, que queremos mostrar junto destas entidades”.
No que toca às causas abraçadas pela AJOCA, o presidente destaca que “todas as causas, são as nossas causas”. Tanto a educação como a habitação, como a igualdade social, como a intergeracionalidade “dizem-nos muito”. “Claro que há prioridades, e é isso que nós queremos estabelecer”, sublinha.
A presidência desta associação pertence a Gonçalo Cerqueira Simões, a vice-presidência a Daniela Mateus Ferreira. A presidente da mesa será Bruna Santos, e o conselho fiscal será liderado por António Vidais.