A Escola Básica de Manique do Intendente recebeu uma iniciativa dedicada à comunidade que consistiu na plantação de árvores . Ao todo foram plantadas cerca de 80 árvores de espécies nativas, como sobreiros, carvalhos-cerquinhos, azinheiras, oliveiras, figueiras, loureiros, medronheiros, murtas, pilriteiros, e muitas outras.
A atividade foi organizada pelo Clube de Ciência Viva e Clube da Horta Pedagógica no âmbito das celebrações do Dia da Floresta Autóctone.
José Ramalho, professor e coordenador do Clube de Ciência Viva, e autor do projeto Reflorestar, considerou que as expectativas “foram largamente ultrapassadas, graças à sensibilidade e disponibilidade da Diretora do Agrupamento de Escolas do alto de Azambuja, professora Helena Vinagre”, mas também “ao empenho dos elementos do Clube da Horta Pedagógica e restantes docentes”.
Nestas atividades, estiveram também envolvidas os alunos e famílias, bem como a União das Freguesias de Manique do Intendente, Vila Nova de São Pedro e Maçussa.
A iniciativa, contou também com a colaboração do Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, que ofereceu várias árvores e arbustos.
Numa nota enviada à nossa redação, a escola destaca a participação de outros docentes e organizações como a colaboração do professor João Correia, professor no Agrupamento de Escolas Marinhas do Sal e do engenheiro florestal Hugo Ribeiro.
Na mesma nota, José Ramalho sublinha que “esta é a primeira fase de um projeto mais alargado que, a longo prazo, visa a criação de um bosque mediterrâneo nos terrenos da EBI de Manique do Intendente, em associação com a plantação de espécies autóctones noutras áreas envolventes ao ecossistema de zona húmida”, acrescentando que estes ecossistemas são “cada vez mais raros, como é o Paul de Manique do Intendente, que há mais de uma década espera merecer a classificação de Reserva Natural Local”.
A diretora da escola Helena Vinagre sustenta, por seu lado, que “a plantação no terreno da Escola Básica de Manique do Intendente contribui para o embelezamento da paisagem local e enriquecimento das suas populações, mas também promove uma consciencialização ambiental ativa junto das nossas crianças e jovens, que serão os futuros guardiões da natureza”.