As obras da empreitada “Beneficiação de pavimentos no Concelho de Azambuja” continuam a avançar. Atualmente, há trabalhos que já se encontram concluídos, nomeadamente nas localidades de Casais dos Britos (Rua dos Casaleiros e Rua dos Constâncios), Casais de Baixo (Rua Esteva Fernandes), em Aveiras de Baixo (Rua da Vinha do Forno) e em Manique do Intendente e Póvoa de Manique (Rua Vale do Estacal, Rua Moinho de Vento, Travessa do Estacal e Travessa 25 de abril).
Em execução, encontram-se, atualmente, na Freguesia de Aveiras de Cima a Rua dos Chães, a Rua da Ameixoeira, a Rua Férrea e ruas circundantes. Na União de Freguesias, está em fase de conclusão a Rua Olival das Moças, bem como a Rua Pina Manique e a Rua Principal (ligação Manique do Intendente/Póvoa de Manique). Por sua vez, na Freguesia de Azambuja, para conclusão da Estrada do Banco e D. Francisca falta apenas aplicar a última camada de desgaste e a sinalização horizontal.
Desta empreitada de reabilitação fazem parte trabalhos de fresagem e saneamento dos pavimentos existentes, execução de bases e camadas de regularização e de desgaste em betuminoso, bem como intervenção em valetas e nos sistemas de drenagem de águas pluviais. Em complemento, estão ainda incluídas sinalização horizontal e vertical e lombas redutoras de velocidade.
É de sublinhar, que se trata de uma extensa obra, organizada em 3 lotes, de acordo com o território do município, e com os seguintes prazos de execução: lote 1 – área do “Baixo Concelho” (freguesias Azambuja e Vila Nova da Rainha) 270 dias; lote 2 – área do “Médio Concelho” (Aveiras de Baixo, Aveiras de Cima e Vale do Paraíso) 240 dias; e lote 3 – área do “Alto Concelho” (Alcoentre e União de Freguesias de Manique do Intendente, Vila Nova de S. Pedro e Maçussa) 270 dias.
Refira-se que a empreitada foi adjudicada por um valor de 3 milhões de euros. O plano contempla todas as freguesias do concelho, num total de 52 artérias identificadas como prioritárias a necessitar de recuperação.