O presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, Fernando Paulo Ferreira, entregou, na passada terça-feira, 29 de outubro, as chaves das novas habitações a sete famílias suplentes do concurso público 2023. Em entrevista ao Valor Local, o autarca sublinha a importância desta entrega, tendo em conta a necessidade da habitação no concelho e recordou a existência deste compromisso.
Nesta altura, Fernando Paulo Ferreira, destacou a reabilitação de fogos municipais em bairros municipais que se encontravam devolutos e degradados – “Este é um compromisso que foi cumprido. Fizemos um concurso de habitação, e já reabilitámos uma série de apartamentos”.
Recorda que “numa primeira fase foram realojadas as primeiras famílias” e agora com a entrega de mais sete chaves, a autarquia prepara-se para dar continuidade ao seu programa, ajudando à dignidade destes agregados mais carenciados. Na altura da entrega das chaves, o autarca expressou que aquele era “um momento muito emotivo”, e que a partir desta altura conta com o sentido de responsabilidade dos novos inquilinos, apelando, assim, ao bom uso das casas por parte dos munícipes.
Investimento de 1 milhão de euros na reabilitação de casas
Estas eram sete famílias que estavam em lugar suplente no âmbito da candidatura “que vêm agora os seus problemas habitacionais resolvidos, a par do investimento que estamos a fazer no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), nomeadamente na construção da habitação nova ou da reabilitação de edifícios antigos, sobretudo nos centros das cidades e das vilas, para trazer mais habitantes para o centro das nossas localidades”.
Fernando Paulo Ferreira lembrou o investimento de 1 milhão de euros, realizado neste mandato, para “a reabilitação das nossas casas, algumas das quais estavam devolutas”. Investimento que vai continuar a ser feito, em paralelo com a Estratégia Local de Habitação, “para criar mais casas novas quer para as pessoas que precisam sob o ponto de vista social, quer para os jovens”.
Os sete imóveis municipais, atribuídos em regime arrendamento apoiado, estão localizados nas freguesias de Alverca do Ribatejo e Póvoa de Santa Iria e são da tipologia T0, T1 e T2. Os novos “inquilinos” foram selecionados de acordo com a pontuação mais elevada e tendo em conta a tipologia adequada ao respetivo agregado familiar. São pessoas isoladas, casais com filhos e mães solteiras.
No concurso de habitação de 2023, promovido pela Câmara Municipal, candidataram-se 422 agregados familiares, dos quais resultaram 77 candidaturas admitidas. Nove famílias receberam as chaves das suas novas habitações no passado dia 25 de julho.
Desde 2011, o município de Vila Franca de Xira realizou sete concursos públicos de habitação municipal, albergando cerca de 223 famílias.