A Câmara de Vila Franca de Xira aumentou em 20 por cento as verbas destinadas às juntas de freguesia. No total, o município vai passar mais um milhão de euros para as juntas, o que totaliza cinco milhões de euros entregues anualmente. A adenda ao protocolo foi assinada em abril, e contempla assim as seis juntas de freguesia daquele concelho.
Fernando Paulo Ferreira, presidente da Câmara, diz ao Valor Local que este é um número já com algum peso para os cofres municipais, mas que está em linha com aquilo que foi definido neste mandato.
De acordo com o presidente da Câmara, em causa está “a manutenção e gestão do espaço público e dos espaços verdes” sendo que “esta colaboração com as juntas de freguesia insere-se num caminho que temos vindo a fazer desde o início do mandato”.
Em declarações ao nosso jornal, Fernando Paulo Ferreira recorda que “no primeiro ano, atualizámos os valores do pessoal envolvido nestas transferências, reportando-os a 2019, porque o Governo anterior aumentou os salários mais do que a taxa de inflação”, sendo que “no ano passado, autorizámos que parte das verbas fosse despendida pelas juntas de freguesia em despesas correntes, porque boa parte das despesas das juntas de freguesia são correntes, e não despesas de capital”.
O autarca refere que este “é um caminho que temos vindo a fazer”, de “aprofundamento da relação com as juntas de freguesia na certeza de que estão mais próximas das pessoas, e, portanto, em condições ali, no momento, de dar respostas mais rápidas do que os outros níveis de poder”.