O município de Vila Franca aprovou, em reunião do executivo, a aquisição de duas novas viaturas para recolha de resíduos urbanos. O investimento municipal será de 430 mil euros+IVA.
Fernando Paulo Ferreira, presidente da Câmara, sublinhou o investimento na “Frota Ambiente” para reforçar o serviço prestado às populações. “A questão da limpeza urbana é complexa, uma vez que o concelho tem sido alvo de muitos depósitos ilegais, que constitui um dos nossos grandes problemas, à semelhança de toda a Área Metropolitana de Lisboa”. Indicou que tem sido reforçada a fiscalização, quer da Câmara, quer com as forças de segurança, e já foram identificados diversos infratores.
Fernando Paulo Ferreira apelou aos munícipes “que façam chegar à Câmara Municipal imagens desses depósitos ilegais” para que possam ser adotados os procedimentos necessários.
O investimento municipal na recolha de resíduos foi já também traduzido na aquisição de duas viaturas elétricas zero emissões para recolha e transporte de resíduos verdes, nomeadamente os sobrantes dos parques urbanos, zonas verdes e áreas florestais sob gestão da Câmara.
A aquisição das viaturas, ao abrigo da candidatura CIRCULAR + VERDE, permitiu, ao longo do ano de 2023, recolher 983,6 toneladas de resíduos verdes, três vezes mais do que em 2022 (271,5 toneladas).
A candidatura CIRCULAR + VERDE foi aprovada em novembro de 2022, com o valor de 159 mil 925 euros sendo financiada a 100% pelo Fundo Ambiental.