Foi inaugurado o espaço multissensorial que foi um dos vencedores do Orçamento Participativo Jovem de 2017 da Câmara Municipal de Alenquer. Esta valência foi instalada na Escola Básica do Carregado por proposta dos alunos. Presente na inauguração esteve a secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes. Através de um percurso sinalizado para pessoas com deficiência é possível sentir os espaços através por exemplo de plantas aromáticas distribuídas ao longo de um percurso.
Pedro Folgado, presidente da Câmara Municipal de Alenquer, saudou o contributo da empresa YKK que também ajudou no financiamento do projeto na sua vertente de fazer da escola “um espaço inclusivo”. “Dou os parabéns aos alunos e professora. Não apenas os alunos com necessidades educativas especiais, mas também os outros até porque o espaço está muito agradável”. O autarca apelou à necessidade de uma “boa manutenção do espaço”.
Ana Sofia Antunes, secretária de Estado da Inclusão, saudou o projeto que apesar de se ter concretizado tarde “efetivou-se de uma forma mais completa do que aquilo que tinha sido o projeto inicial”. “Este é um espaço que promove a inclusão de todos para poderem estar todos em conjunto sem discriminações e afastamentos, independentemente de deficiências, cores de pele ou credos religiosos. Que seja um espaço de união e parabéns a todos”.