Pedro Santos, da CDU, vai integrar o Executivo do PS. Até agora não havia Executivo formado, porque Ricardo Carvalho, socialista, venceu sem maioria absoluta e precisava de entendimento com algum dos partidos representados, nomeadamente CDU ou PSD. Com o PSD não foi possível chegar a acordo.
Após várias rondas de contactos, PS e CDU fecharam uma solução. A lei e os entendimentos estabelecidos apontam para que Pedro Santos assuma funções em regime de tempo inteiro.
Também no mandato anterior, a junta de Vila Franca foi liderada pelo PS, mas com acordos com o PSD. Na altura o PSD ficou na presidencia da Assembleia de Freguesia. A CDU poderá vir a ocupar esse lugar, repetindo o modelo de distribuição de responsabilidades.
Estes acordos internos podem ainda abrir caminho para a aprovação do orçamento, tema que tem marcado o início do mandato e que depende da construção de uma maioria funcional.
A dinâmica negocial pode ter impacto também em Alverca. O presidente da junta confirmou ao Valor Local, há poucos dias, que ainda não tinha acordo para formar Executivo. Em Alverca o cenário é inverso, com a CDU a liderar, mas o desfecho agora alcançado em Vila Franca de Xira pode ajudar a desbloquear entendimentos semelhantes.
O Valor Local tentou obter declarações de Ricardo Carvalho, mas até ao momento, tal não foi possivel, assim com da CDU.









Convém esclarecer que se trata da Junta de Freguesia de VFXira