Habituado a cultivar pelo prazer de ver os legumes a crescer, Joaquim Carlos, cidadão de Azambuja e orgulhoso proprietário do Facebook “Gentes do Ribatejo”, decidiu este ano ajudar a alegrar a ceia de Natal daqueles que mais precisam. Com uma horta na zona das “Cortes de Cavalos” em Azambuja, Joaquim Carlos, que não faz do cultivo uma profissão, mas decidiu doar mais de 100 couves, produto do seu trabalho, agora que se aproxima o dia da Consoada.
Ao Valor Local, explicou que prefere “dar a quem precisa, do que ver as couves a estragarem-se”. Foi com esse propósito que contactou a Cruz Vermelha de Aveiras de Cima. O objetivo passou por aproveitar “os canais de distribuição que a CVP tem, e assim conseguir chegar a todas as pessoas já referenciadas, cujo número não para de crescer.
Joaquim Carlos conta que tem tido sempre “legumes a mais”, e em regra distribui pelos amigos. Mas este ano a produção foi “muito boa” e optou por dar um cunho social. Ao Valor Local, refere: “Não quero ganhar um tostão que seja”. Quando questionado pelo nosso jornal sobre o excesso de produção, salienta que não consegue explicar, mas que lhe dá gozo obter da terra “couves com fartura”.
Pela Cruz Vermelha de Aveiras de Cima, Pedro Vieira agradeceu o gesto. O responsável sublinha o ato altruísta de Joaquim Carlos, garantindo que esta dádiva vai aumentar a felicidade de algumas famílias, este ano, na região. Isto porque a CVP não atua só no concelho de Azambuja.
As couves vão ser entregues à CVP, no início de Dezembro e automaticamente distribuídas, tendo em consideração o seu estado de frescura.