A 7.ª edição do Grande Prémio de Ciclismo de Arruda dos Vinhos – Cardosas decorreu este domingo, dia 7 de setembro, com a participação de 90 ciclistas, entre campeões nacionais, regionais e ex-vencedores da prova. Apesar da chuva que molhou o percurso, os atletas mostraram grande resistência num traçado exigente, com várias subidas que testaram os limites do pelotão.
Logo na primeira subida às Cardosas, o pelotão começou a partir-se em grupos mais pequenos. Na subida da Mata, o ciclista Bruno Saraiva (CDASJ/Cyclin Team/Município Albufeira) destacou-se dos favoritos, que incluíam nomes como João Jacinto (vencedor da edição anterior), Renato Ferreira (Cardosas Pro Racing Team/Movefree), Daniel Marques e Bruno Rosa (CC.B. Almodôvar/Banco Primus/Swick), assim como Jorge Marques e Luís Teixeira (Grupo Parapedra/Dinazoo/Riomagic/CRP Ribafria).
A meio do percurso, com uma vantagem de dois minutos sobre o grupo perseguidor, Bruno Saraiva sofreu uma queda que o obrigou a abandonar a corrida, deixando o grupo dos favoritos a liderar. Nos quilómetros finais, após as metas volantes em Arruda, Arranhó e São Tiago dos Velhos, Luís Teixeira conseguiu destacar-se, mas acabou por ser alcançado por Daniel Marques. Na última subida às Cardosas, Daniel isolou-se para garantir a vitória.
O pódio ficou assim composto: Daniel Marques (CC.B. Almodôvar/Banco Primus/Swick) em primeiro, seguido de João Jacinto (CDASJ/Cyclin Team/Município Albufeira) e Renato Ferreira (Cardosas Pro Racing Team/Movefree).
Nas classificações secundárias, Renato Ferreira conquistou a camisola azul de melhor escalador, Jorge Marques (Grupo Parapedra/Dinazoo/Riomagic/CRP Ribafria) a camisola verde dos pontos, e a equipa Grupo Parapedra/Dinazoo/Riomagic/CRP Ribafria levou a classificação coletiva.
No final, o Presidente da Junta de Freguesia de Cardosas, Fábio Amorim, destacou a organização do evento, sublinhando a qualidade mesmo perante a chuva e as dificuldades naturais do percurso. Amorim agradeceu o trabalho de mais de 50 voluntários e colaboradores, bem como o apoio das forças de segurança e do Município de Arruda dos Vinhos, nas pessoas do Presidente da Câmara, Carlos Alves, e do Vice-Presidente, Paulo Pinto.
Esta edição é marcada assim, por ser a última com Fábio Amorim no cargo de presidente, uma figura muitas vezes chamada de “engenheiro do regresso do ciclismo ao território”, dado o seu papel fundamental na retomada da prova.
Sim efetivamente foi um evento de registo muito bem organizado e bem disputado. Parabéns a toda a organização e patrocínios e atletas que deram o seu contributo para a esta festa do desporto e do ciclismo. Mas não deixara de realçar o empenho e dedicação do Presidente da Junta de Freguesia de Cardosas, Fábio Amorim