A passagem da depressão Kristin provocou 73 ocorrências no concelho de Vila Franca de Xira durante a madrugada desta terça-feira, 28 de janeiro, resultando numa vítima mortal e em diversos constrangimentos na circulação rodoviária, fornecimento de energia e funcionamento de equipamentos públicos.
De acordo com o ponto de situação divulgado pelo Serviço Municipal de Proteção Civil às 11 horas, os principais incidentes registados estiveram relacionados com quedas de árvores, queda de estruturas temporárias, deslizamentos de terras, danos em redes de abastecimento de eletricidade, gás e telecomunicações, bem como situações de inundação.
Há a lamentar uma vítima mortal, na sequência da queda de uma árvore sobre uma viatura ligeira na Estrada Nacional 1, em Povos. Segundo a autarquia, tratava-se de uma árvore saudável e em bom estado, cuja queda se deveu à forte intensidade do vento registado durante a madrugada.
Por razões de segurança, a Escola Básica Vasco Moniz, em Vila Franca de Xira, foi encerrada temporariamente, para permitir a realização de trabalhos de remoção de árvores no logradouro. Várias estradas municipais encontram-se condicionadas e algumas permanecem cortadas ao trânsito devido à queda de árvores e à acumulação de água.
Registaram-se ainda cortes e condicionamentos temporários de trânsito na EN10, na zona da Reta do Cabo, e na EN1, em Povos e na Castanheira do Ribatejo. A Estrada da Granja, na Rua 1.º de Maio, em Vialonga, encontra-se interdita à circulação devido a inundação.
No terreno estiveram mobilizados mais de 60 veículos e cerca de uma centena de operacionais, envolvendo os seis corpos de bombeiros do concelho, forças de segurança, Serviço Municipal de Proteção Civil e serviços municipais de obras e ambiente, numa operação de resposta contínua às múltiplas ocorrências.
A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira apela à população para que redobre os cuidados face às condições meteorológicas adversas, evite deslocações desnecessárias e siga as indicações das autoridades.




