A passagem da depressão Martinho provocou 185 ocorrências, sobretudo queda de árvores e de estruturas, tendo sido mobilizados 706 operacionais, dos Corpos de Bombeiros, Serviço Municipal de Proteção Civil, PSP, GNR, SMAS, Câmara Municipal e Juntas de Freguesia.
A articulação de todas as entidades no terreno tem sido no sentido de dar uma resposta adequada para procurar retomar a rápida normalidade no concelho. Os trabalhos de limpeza prosseguem.
Decorrente da intempérie, que também teve impacto no parque escolar, vão estar suspensas no dia 21 de março as atividades letivas nos seguintes 5 estabelecimentos de ensino: EB1 São Sebastião – Castanheira do Ribatejo; EB1 Vala do Carregado – Castanheira do Ribatejo; EB1 Bairro do Paraíso – Vila Franca de Xira; EB 1 nº 1 de Alhandra – Alhandra; EB1 Alpriate – Vialonga.
“A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira está a trabalhar para garantir condições que permitam retomar as aulas nestas escolas, com a maior brevidade possível, agradecendo, desde já, a colaboração e compreensão dos encarregados de educação, professores, pessoal não docente e alunos”, adianta o município em comunicado.
Até às 18h00 do dia de hoje havia a registar entre outros eventos: 97 quedas de árvores; seis ocorrências relacionadas com quedas de redes de fornecimento elétrico; sete ocorrências relativas ao desabamento de estruturas edificadas, 22 relacionadas com queda de estruturas temporárias ou móveis. No terreno estiveram 214 veículos, e 706 operacionais das diversas forças de segurança, bombeiros, município e SMAS.
Nesta altura, não há estradas principais interditadas. “A Câmara Municipal está a proceder a todos os esforços para desobstruir as vias secundárias que ainda tenham algum constrangimento devido ao mau tempo.”