O evadido do Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus, Shergili Farjiani, de 40 anos, foi recapturado, esta terça-feira, em Itália, pela Polícia Judiciária (PJ), depois de um “persistente, complexo e ininterrupto trabalho de investigação e de recolha de informação desta Polícia, desde o dia da fuga, a 07 de setembro de 2024”, refere a PJ em comunicado enviado às redações.
A operação policial contou com a colaboração das autoridades italianas para recapturar este cidadão georgiano com extensa carreira criminal, como crimes de furto violento e falsificação de documentos.
Refira-se que sobre este evadido recaía um mandado de detenção europeu emitido pela autoridade judiciária competente, constando de notícia vermelha na Europol. Shergili Farjiani tem 40 anos, foi condenado a 7 anos, pelos crimes de furto, violência depois da subtração e falsificação de documentos.
Nesta altura apenas falta capturar Rodolf José Lohrmann – 59 anos, condenado a 18 anos e 10 meses pelos crimes de associação criminosa, furto, roubo, falsas declarações e branqueamento de capitais;
e Mark Cameron Roscaleer – 39 anos, condenado a 9 anos, pelos crimes de sequestro e roubo. Fernando Ribeiro Ferreira – 61 anos, condenado a 25 anos pelos crimes de tráfico de estupefacientes, associação criminosa, furto, roubo e rapto foi capturado há escassas semanas; e um mês a seguir ao evento da fuga a 7 de setembro a PJ intercetou Fábio Cigano em Marrocos. Tem 33 anos, estava condenado a 25 anos, pelos crimes de tráfico de menor quantidade, associação criminosa, extorsão, branqueamento de capitais, injuria, furto qualificado, resistência e coação sobre funcionário e condução sem habilitação legal.