Durante todo o ano de 2025 vão decorrer várias atividades que celebram os 75 anos do Grupo Desportivo de Azambuja (GDA). No âmbito destas comemorações, a Rádio Valor Local, associou-se, ao “GDA” e nasceu “A Verde e Branco”, um programa quinzenal, que levará a público factos e figuras da coletividade azambujense. Como é normal, nestes casos, o primeiro convidado, foi o presidente do clube, que levantou o véu sobre o que vai acontecer durante todo este ano.
Alexandre Grazina congratulou-se com esta parceria, visto esta ser uma “excelente forma de chegar a toda a família GDA em particular e à comunidade azambujense no geral”. No que diz respeito às comemorações em si, Alexandre refere que se iniciaram no passado dia 4 de janeiro com a tradicional cerimónia do hastear das bandeiras e com o descerrar de uma placa comemorativa, assinalando todos os seus 23 fundadores, 22 homens. Naquela altura já o GDA era um clube diferenciado para aquele tempo, pois contava com uma senhora, Dona Palmira Garanhel, que segundo se crê saber, foi a última dos fundadores a partir, tendo-nos deixado recentemente.
O presidente do clube deu ênfase ainda à inauguração no Jardim Urbano de uma exposição comemorativa da atividade desportiva que o clube tem ao longo destes 75 anos, onde se tentou fazer uma pequena mostra no fundo, porque refere-nos “há muito mais para mostrar, mas é difícil pôr tudo logo de uma vez, porque se por um lado, o espaço também não dá para isso, por outro lado, também se luta com dificuldades relativamente à obtenção de registros fotográficos ou registros históricos de alguns períodos da atividade do clube”.
Alexandre Grazina deixa a promessa que durante o ano os painéis serão alterados para mais atletas e dirigentes terem o seu destaque “para que sejam recordados por representarem as cores do clube, um clube eclético, que começou com 4 modalidades, futebol, pesca, xadrez e ténis de mesa.
Quanto a outras atividades com o objetivo de se assinalar os 75 anos do clube, no dia 22 de março, terá lugar um Peddy Paper, em que os participantes são convidado a passar por todos os locais e caminhos que foram importantes para o GDA, não só onde funcionaram as suas instalações, os seus locais de treino, mas, acima de tudo, onde cresceram, moraram e viveram algumas das suas principais figuras das modalidades. A 3 de maio, está prevista para o Jardim Urbano, a reunião da família GDA, um Open Day das modalidades. Serão também recriadas algumas cenas dos bailes antigos do GDA e o que era a organização dos antigos jogos tradicionais.
Haverá também mensalmente as atividades ligadas às modalidades, tais como o Futebol de Veteranos, o Futebol Juvenil, a Pesca, a Ginástica, quer Artística, quer Formativa e o Futsal. Em outubro, será o tradicional jantar de aniversário, com a atribuição dos emblemas de prata e ouro aos sócios com mais de 25 anos e 50 anos de filiação. Em novembro, teremos a Festa do Torricado, em parceria com o Rancho Folclórico Ceifeiras e Campinos, e a 6 de dezembro, encerra-se as comemorações, com a Gala de Diamante, nas instalações do Centro Social e Paroquial, onde serão distinguidas 75 figuras individuais ou equipas coletivas que foram ou são destaques no clube.
Nuno Vicente