De acordo com um comunicado da IL de Arruda, a coligação que integrou com o PSD e CDS, fez toda a diferença nos resultados finais.
Para a IL, o partido não só consolidou a sua presença como se afirmou como uma força política credível, respeitada e incontornável no concelho.
Segundo o comunicado o objetivo inicial era trazer mais exigência, transparência e rigor à política local e mesmo sem vencer as eleições, os liberais garantem que saem destas autárquicas com uma vitória política e simbólica significativa.
“A IL ganhou espaço, ganhou respeito e ganhou o direito de ser ouvida”, afirmou a coordenadora do Núcleo Territorial de Arruda, Rita Nunes, que acompanhou de perto a construção da coligação Juntos por Arruda.
A dirigente liberal recorda que foi em abril de 2024 que convidou Rute, em nome da Iniciativa Liberal de Arruda, para liderar um movimento de renovação política no concelho.
O convite resultou numa parceria de princípios e propósito, baseada em valores liberais e numa visão comum para o futuro de Arruda, mais desenvolvimento económico, mais autonomia das freguesias e mais valorização da iniciativa individual.
Os números confirmam o impacto, a coligação Juntos por Arruda, que integrou a IL, cresceu proporcionalmente à entrada dos liberais. O aumento de dois deputados municipais e um vereador representa, segundo a coordenadora, “a confiança que a presença liberal trouxe ao eleitorado”.
“Foi a única variável nova face a 2021, e fez toda a diferença”, sublinha.
Agora, como eleita para a Assembleia Municipal, a representante liberal promete continuar a fazer o que, na sua visão, tem faltado: escrutinar, questionar e exigir respostas.
“Há promessas de 2021 que continuam por cumprir e decisões do PS que foram tomadas sem o devido olhar sobre as consequências. A diferença é que, desta vez, haverá quem não deixe passar nada em branco.”
Para a Iniciativa Liberal, Arruda pode não ter ganho ainda as eleições, mas ganhou uma nova força política, com vontade de continuar a crescer e de marcar o futuro do município.
E deixa um compromisso: “Não vamos deixar que as crianças continuem a ter aulas em contentores, que a colocação dos alunos volte a ser um caos, ou que se mantenham gastos sem um plano de desenvolvimento sustentável. Estaremos cá para apoiar todas as medidas que realmente construam o futuro de Arruda.”








