No dia em que a cidade de Alverca comemorou 34 anos, a junta de freguesia levou a cabo a sua habitual gala para homenagear empresas e cidadãos que fazem a diferença em várias áreas. O “Dia da Cidade de Alverca” foi concebido para homenagear as figuras que se destacam nas mais diversas áreas de atividade com a atribuição dos Galardões de Mérito.
Segundo Cláudio Lotra, presidente da Junta de Freguesia Alverca/Sobralinho, “ a cidade é pródiga em sucessos, é fértil em talentos e muito generosa quanto a trabalhar para apoiar o outro”, e por isso “quando se está próximo do muito trabalho que se faz no terreno é fácil distinguir quem efetivamente merece a nossa homenagem”.
O autarca destacou as várias entidades galardoadas como um bom exemplo da comunidade e da cidade.
Em destaque, uma das empresas galardoadas foi a Pastelaria Cristal “que está no ativo há 60 anos”. Foi também distinguido o ator Isaac Graça, “que apesar de jovem conta já com um palmarés invejável de trabalhos realizados e de prémios conquistados em Portugal e além-fronteiras” referiu Cláudio Lotra. Outro dos galardoados da noite foi a Paróquia de S. Pedro de Alverca, que de acordo com o presidente da Junta “representa para muitos uma segunda casa, uma segunda família e um porto de abrigo”.
Na área do desporto, a junta atribuiu o galardão à karateca Alexandra Neves, do Futebol Clube de Alverca, cujo percurso “tem sido pautado por muitas conquistas e pela superação. ao serviço do clube ou da Seleção Nacional”.
Já na área do Galardão de mérito autárquico, a escola recaiu sobre Carlota Pina, que foi presidente da Assembleia de Freguesia, eleita pelo PSD, em dois mandatos.
Nesta gala as OGMA não foram esquecidas. O galardão da Cidade de Alverca, foi de resto entregue a esta empresa fundada em 1918 e que “ se confunde com a história da cidade de Alverca, pois ambas cresceram lado a lado e desenvolveram-se em conjunto” referiu Cláudio Lotra.
Neste evento que decorreu este sábado no auditório da Sociedade Filarmónica Recreio Alverquense, houve ainda tempo para recordar a memória de Sandro Moisés, que militou nos movimentos associativos e juvenis na cidade e que faleceu em circunstâncias trágicas na passada semana