A degradação do espaço público, problemas de higiene urbana e falta de ordenamento marcaram o período antes da ordem do dia da reunião de Câmara de Vila Franca de Xira, realizada a 19 de dezembro, com várias críticas dirigidas ao executivo municipal.
O vereador David Pato Ferreira, da Coligação Nova Geração, centrou a sua intervenção na cidade de Vila Franca de Xira, apontando situações como estacionamento abusivo sobre passeios e passadeiras, contentores cheios, árvores com dejetos de aves a tornar os passeios intransitáveis, presença de caravanas em espaço urbano e pessoas a viver em tendas junto à estação ferroviária. Considerou que a cidade atingiu “um limite inaceitável” em matéria de limpeza, organização e qualidade de vida.
Executivo reconhece problemas e pede registos para intervenção
Outros vereadores da oposição alargaram as críticas a diferentes freguesias do concelho, referindo dificuldades semelhantes ao nível da recolha de resíduos, deposição de lixo no espaço público e falta de manutenção regular.
Em resposta, a vice-presidente da Câmara, Marina Tiago, que presidiu à reunião, reconheceu que algumas das situações apontadas exigem intervenção e solicitou a entrega dos registos fotográficos apresentados para encaminhamento aos serviços municipais. Relativamente a casos concretos, explicou que algumas árvores estão sinalizadas por questões de segurança e que os obstáculos ao estacionamento vandalizados serão substituídos. Quanto às ilhas ecológicas, referiu que algumas se encontram encerradas devido a obras, estando previstas soluções alternativas.
O executivo assegurou que as situações identificadas estão a ser acompanhadas pelos serviços municipais e que serão analisadas para resolução




