Os autarcas do Oeste querem que o novo hospital que vai ser construído no Bombarral seja feito através de uma Parceria Público-Privada (PPP). A informação foi avançada à Rádio Valor Local, pelo presidente da OesteCim, Pedro Folgado, à margem da Festa da Vinha e do Vinho em Arruda dos Vinhos.
Ao todo são doze os municípios que fazem parte desta comunidade intermunicipal, mas nem todos têm estado de acordo quanto à localização.
Pedro Folgado refere que o relatório que tem do Ministério da Saúde dá conta que o hospital do Bombarral que servirá a maioria dos concelhos do Oeste à exceção de Arruda dos Vinhos, Alenquer, Sobral de Monte Agraço e Rio Maior, poderá será feito em PPP, algo que os autarcas vêm com bons olhos, sendo unânime que essa é a melhor solução para o novo empreendimento. Ainda assim, essa questão não está para já encerrada. Pedro Folgado diz que os autarcas aguardam agora pela apresentação da metodologia da contratação se através de PPP ou via Estado Central.
Para os autarcas não há dúvidas: “Para nós era melhor uma PPP. É um processo mais rápido. Se for uma PPP não tem de estar no Orçamento Geral do Estado qualquer verba para construção, nem para o projeto”.
Mas se a opção for para uma contratação feita pelo Estado, este “terá que arranjar uma verba para o efeito”. Ainda assim, Pedro Folgado, diz estar convencido que o ministro Manuel Pizarro “vai pelo caminho da PPP”. “Estamos a aguardar que diga alguma coisa”, resume.
Sobre a localização, Pedro Folgado refere que esta já está escolhida. Embora os autarcas das Caldas e de Torres Vedras tenham mostrado o seu desagrado, o presidente da OesteCim, recorda que “quem paga é quem manda”, salientando que a decisão foi tomada já pelo Ministério da Saúde, e que esta nunca seria uma situação consensual. Folgado recorda que o município de Óbidos também no passado esteve contra, e agora aceita a nova localização.
Para o também presidente da Câmara de Alenquer, o importante é “ter um hospital no Oeste”, e recorda que o assunto é antigo, mas que foi finalmente resolvido