A Rádio Valor Local levou a efeito, esta manhã, uma emissão especial entre as dez e o meio dia durante a qual abordamos as principais preocupações do setor da Educação. Contámos em estúdio com a presença da diretora do Agrupamento de Escolas de Azambuja, Madalena Tavares, e do presidente da Federação das Associações de Pais das Regiões do Oeste, Lezíria do Tejo e Médio Tejo, Rui Pedro Pires. As greves convocadas e algumas já a decorrer pelos diversos sindicatos estão na ordem do dia, mas neste início de ano letivo, em alguns concelhos da região começa a ser uma questão delicada a falta de professores às diferentes disciplinas. Há quem seja colocado nas escolas da região provenientes de outras zonas do país, mas acabe por não ficar porque a crise imobiliária está aí e as rendas de quarto são incomportáveis. Foi o que percebemos em conversa com um professor de Coimbra colocado em Azambuja e é também uma preocupação espelhada por outros protagonistas ao longo da nossa emissão.
Estivemos ainda em direto com o Agrupamento de Escolas Marcelino Mesquita e com o seu diretor Jorge Tavares, bem como o diretor do Agrupamento de Escolas do Carregado, Alberto Seco. Mas ouvimos ainda Rosa Teixeira, nova diretora do Agrupamento de Escolas de Benavente e os autarcas de Azambuja, Alenquer, Arruda dos Vinhos e Vila Franca de Xira sobre as obras nos diversos estabelecimentos de ensino e o apoio dos municípios. Ouvimos ainda a FENPROF sobre as próximas ações de luta e os desafios da Educação.
Questões como a presença de telemóveis nas salas de aula; a política do ministério da Educação para os livros escolares; a carreira docente: entre o declínio ou a renovação; o ensino para os alunos com necessidades especiais; a progressão na carreira dos professores estão também destaque neste especial de duas horas levado a cabo pela Rádio Valor Local. Este será um tema em desenvolvimento na próxima edição impressa do jornal Valor Local