Vítor Moreira, até agora administrador dos SMAS de Vila Franca de Xira, vai assumir o lugar de vereador na Câmara Municipal, deixado vago após a renúncia de mandato de João Pedro Baião.
Vítor Moreira era o sexto nas listas de Fernando Paulo nas eleições autárquicas de 2021 e tem sido presença regular nas reuniões do executivo, substituindo João Pedro Baião sempre que este não podia comparecer.
João Pedro Baião apresentou a renúncia ao mandato esta terça-feira, um desfecho que já se previa há algum tempo, segundo uma fonte ouvida pelo Valor Local. Os pelouros até agora assumidos por Baião, entre eles o Desporto e a Juventude, ficarão temporariamente sob a responsabilidade do presidente da Câmara. Vítor Moreira ocupará o lugar de vereador, mas sem pelouros nesta fase.

O Valor Local tentou obter declarações de João Pedro Baião, sem sucesso. Sabe-se, no entanto, que o ex-vereador está a tentar regressar ao setor privado, área onde iniciou a sua carreira profissional na área da gestão.
No legado destes quatro anos, o vereador deixa para trás a realização de dois festivais importantes para o concelho: o XiraSound Fest e o Festival Sotaques, entre outras iniciativas nas áreas do Desporto e Juventude.
Ao Valor Local, Ricardo Teixeira, presidente da concelhia socialista, sublinhou que já tinha conhecimento da intenção do vereador, que tinha o dia 1 de julho como data-limite para a decisão. Segundo Ricardo Teixeira, “em causa estarão razões pessoais e a vontade de aceitar novos desafios” por parte de João Pedro Baião.
O líder do PS de Vila Franca de Xira agradeceu ao vereador “todo o empenho e dedicação que sempre colocou em defesa da causa pública, quer na Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, quer no Governo da República Portuguesa”, e destacou acreditar que continuará a “contar com a sua militância no Partido Socialista”.