Três associações dos concelhos de Azambuja e Vila Franca de Xira estão a promover iniciativas solidárias distintas para apoiar as populações do distrito de Leiria afetadas pela tempestade Kristin, mobilizando juntas de freguesia, associações locais, estruturas de proteção civil e cidadãos.
No concelho de Azambuja, as juntas de Freguesia de Vila Nova da Rainha e Azambuja, em articulação com os Bombeiros Voluntários de Azambuja, lançaram um apelo à entrega de bens essenciais, incluindo alimentos não perecíveis, produtos de higiene, fraldas, mantas, roupa, lonas e materiais de construção e recuperação, como telhas, silicones, cimentos, ferramentas e equipamentos de limpeza.

Os donativos podem ser entregues nos Bombeiros Voluntários de Azambuja, 24 horas por dia, e nas duas autarquias, em horário de atendimento. Ainda no concelho de Azambuja, num vídeo publicado nas redes sociais, o presidente da junta de Aveiras de Cima, incita a população a deixar também os mais diversos bens nas instalações da Cruz Vermelha de Aveiras de Cima. Rodrigo Conceição sublinha que esta é uma iniciativa solidária da freguesia, do município de Azambuja e da Cruz Vermelha. Pelo pesquisa efetuada pelo Valor Local os interessados em colaborar podem ainda entregar bens de primeira necessidade e materiais de construção nas juntas de Alcoentre, Aveiras de Baixo, União de Freguesias de Manique, Maçussa e Vila Nova de S.Pedro

Paralelamente, no concelho de Vila Franca de Xira, a Comissão de Utentes da Castanheira do Ribatejo e Cachoeiras está a dinamizar uma recolha solidária com foco em bens como lonas, telhas, água, sumos, alimentos secos e enlatados, kits de higiene para adultos e bebés, medicamentos e cobertores. Os pontos de recolha incluem a Junta de Freguesia da Castanheira do Ribatejo e Cachoeiras, a Casa de São José da Vala do Carregado e o bar da ACRL, nas Quintas. A iniciativa conta com o apoio de várias entidades locais, entre as quais a Rádio Valor Local.
As duas mobilizações, refletem o envolvimento das comunidades locais numa resposta solidária às consequências do mau tempo em Leiria, procurando dar resposta às necessidades mais urgentes das populações afetadas, numa ação que está a multiplicar-se por muitas outras localidades e associações da região.




