A TML (Transportes Metropolitanos de Lisboa) vai eliminar definitivamente a opção de carregamento mensal da Gratuitidade Jovem, passando a disponibilizar apenas o carregamento com validade prolongada. A medida, que já tinha começado a ser implementada em maio de 2024, primeiro na App navegante® e mais tarde nos restantes canais, visa tornar o processo mais simples e eficiente para os jovens beneficiários do passe gratuito na Área Metropolitana de Lisboa.
Segundo o comunicado da TML, a decisão pretende “simplificar o acesso à gratuitidade, reduzir procedimentos desnecessários e garantir maior eficiência no sistema”. A empresa reforça que, apesar de a funcionalidade de carregamento prolongado já estar em vigor há mais de um ano, “alguns jovens continuam a carregar o passe mensalmente sem terem necessidade de o fazer”, o que levou à necessidade de uniformizar o processo e eliminar redundâncias.
O novo modelo implica que o carregamento prolongado da Gratuitidade Jovem se mantenha ativo até ao final da validade do cartão navegante®, ou até o jovem deixar de cumprir os critérios de idade definidos pela legislação. A renovação só será necessária em três situações específicas: quando o cartão expira, quando o jovem atinge os 19 anos e, por fim, aos 24 anos, altura em que termina o direito à gratuitidade. A TML explica que “o carregamento será válido até ao final do mês em que o jovem completa 19 anos”, sendo necessário atualizar o acesso ao desconto a partir daí. Já aos 24, o carregamento prolongado expira automaticamente no fim do mês de aniversário, colocando fim ao benefício.
“Esta medida reforça o compromisso da TML com uma mobilidade jovem mais eficiente, digital, simples e cómoda”, sublinha a empresa no comunicado.
O carregamento prolongado pode ser efetuado através da App navegante, nos espaços navegante ou nos Espaços Cliente dos operadores de transporte, de forma prática e sem filas.