O Governo designou Nuno Luís Gonçalves Cardoso como novo presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Estuário do Tejo. A nomeação marca a renovação da liderança da instituição e sucede à renúncia apresentada pelo presidente demissionário, Carlos Andrade Costa, que assumira funções em 2021 no regresso do Hospital de Vila Franca de Xira à esfera pública após o fim da parceria público-privada com o Grupo Mello. Foi também sob a sua presidência que decorreu o processo de constituição da própria ULS.
A decisão integra a dissolução do anterior conselho de administração “por necessidade imperiosa de imprimir um novo modelo de liderança”, refere o diploma, e resulta igualmente de parecer favorável da Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CReSAP). O novo mandato tem a duração de três anos.
Nuno Cardoso, que esteve no Hospital de Vila Franca de Xira entre 2018 e 2021 durante a PPP, regressa agora aos cuidados hospitalares e primários da região. O administrador possui formação avançada em liderança e gestão, incluindo o Advanced Leadership Program da Kellogg School of Management (2024), formação executiva no INSEAD (2017) e o Programa Avançado de Gestão para Alta Direção da Universidade Católica Portuguesa (2002-2003). É licenciado em Organização e Gestão de Empresas pelo ISCTE.
Novo administrador conta com vasto currículo em várias unidades de saúde
No seu percurso profissional conta com mais de duas décadas na gestão em saúde. Além da presidência do Hospital de Vila Franca de Xira, desempenhou funções como diretor de Produção da mesma unidade, responsável pelo Planeamento e Controlo de Gestão na José de Mello Saúde e diretor de Planeamento no Hospital Amadora-Sintra. Mais recentemente, era diretor de Auditoria Interna da CUF, depois de ter ocupado a Direção da Qualidade e Segurança na mesma entidade. Integra ainda atividades docentes e é curador da Fundação Manuel Cargaleiro.
O novo conselho de administração inclui ainda Ana Cristina Gomes Azevedo (diretora clínica hospitalar), Sérgio Medina do Rosário (diretor clínico dos cuidados primários), Catarina Paulino (pelouro financeiro) e Maria Helena Abrantes (enfermeira diretora).
Os desafios da ULS em vésperas de lançamento da nova PPP
A ULS Estuário do Tejo, criada para integrar numa só estrutura o Hospital de Vila Franca de Xira e diversas unidades de cuidados de saúde primários dos concelhos de Vila Franca de Xira, Azambuja, Arruda dos Vinhos, Alenquer e Benavente, tem como missão reforçar a articulação entre cuidados e melhorar o acesso da população aos serviços do SNS. Desde o seu lançamento, a instituição tem assumido desafios relacionados com tempos de espera, reforço de recursos humanos e reorganização de serviços — temas já acompanhados pelo Valor Local e que se mantêm centrais nesta nova fase de gestão, que antecede o lançamento de nova PPP conforme já anunciado pelo atual Governo
Com a entrada do novo conselho, o Governo pretende imprimir “uma dinâmica mais ajustada ao novo desenho integrado de cuidados de saúde”, garantindo maior capacidade de resposta e continuidade assistencial nas várias unidades da região.




