Os presidentes das câmaras municipais de Alenquer, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Benavente e Vila Franca de Xira voltaram a insistir numa reunião com a Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, para discutir os problemas que se fazem sentir no Hospital de Vila Franca de Xira e no setor da saúde nos respetivos concelhos.
Em carta enviada esta segunda-feira, 18 de agosto, os cinco autarcas expressam a sua perplexidade pela falta de resposta ao pedido de audiência, feito já por várias vezes — quer em conjunto, quer de forma individual, sublinhando que “não se compreende que não tenha tempo para nos receber”.
A missiva surge num momento em que continuam por resolver várias questões relacionadas com o funcionamento da unidade hospitalar, em particular o encerramento do serviço de urgência pediátrica durante a noite e aos fins de semana, uma medida tomada em fevereiro e que tem sido alvo de forte contestação por parte da comunidade e dos seus representantes locais.
Recorde-se que, na altura, os autarcas promoveram um abaixo-assinado repudiando a decisão, mas até ao momento a situação mantém-se inalterada.
Os cinco municípios abrangidos pela área de influência do Hospital de Vila Franca de Xira representam uma população superior a 250 mil habitantes. Na carta agora enviada, os autarcas voltam a reforçar a urgência em dialogar com o Governo sobre o futuro dos cuidados de saúde na região e deixam um apelo direto à ministra: “Esperamos que encontre uma hora para reunir connosco”.