Com o Dia Mundial da Alimentação celebrado em Vila Franca, a autarquia vilafranquense destacou o trabalho feito junto das crianças e jovens do concelho, nas escolas e nomeadamente na promoção de hábitos alimentares saudáveis.
Diariamente, são servidas cerca de 8 500 refeições nos estabelecimentos de ensino do município.
Durante a semana de 13 a 17 de outubro, foi testado o modelo de Ementa Única Municipal, que tem como objetivo assegurar a igualdade no acesso a refeições equilibradas, nutritivas e adaptadas às diferentes faixas etárias. A autarquia sublinha que esta medida visa reforçar a qualidade alimentar e promover a inclusão, a partilha e a consciencialização para a importância de uma alimentação equilibrada.
O projeto conta com a colaboração das escolas do concelho, através dos coordenadores de refeitório, e de dez Instituições Particulares de Solidariedade Social protocoladas com o município: CBEI, APS, ABEI, CSPDS, CPV, ABEIV, ATL Bolonha, CASBA, IAC e APAC. Segundo a autarquia, estas entidades têm sido parceiras fundamentais na concretização das políticas municipais de apoio à comunidade e na promoção de boas práticas alimentares.
A proposta de uma ementa única enquadra-se nos princípios da política municipal de educação, coesão social e sustentabilidade, contribuindo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, em particular o ODS 2 (Erradicar a Fome) e o ODS 12 (Produção e Consumo Sustentáveis).
Para assinalar a efeméride, realizou-se um “brunch leve” no Mercado Municipal de Vila Franca de Xira, com a participação de alunos e professores do Curso de Cozinha da Escola Básica do 3º Ciclo do Bom Sucesso, pertencente ao Agrupamento de Escolas do Bom Sucesso.








