Em Vale do Paraíso, freguesia do Concelho de Azambuja, está tudo a postos para o início de mais Festival do Torricado e dos Bolos de Casamento. De seis a oito de outubro decorre a 16ª edição do Paraísabor – Mostra Gastronómica de Vale do Paraíso, acompanhada pela 8ª Feira de Artesanato. À semelhança do que vem sendo hábito, a festa decorrerá no espaço envolvente ao pavilhão polidesportivo local.
O rei da ementa volta a ser o célebre “Torricado” acompanhado de bacalhau assado ou carnes grelhadas. E assim, em três dias de festival, se preserva e promove uma das iguarias que melhor identificam esta freguesia e todo o concelho de Azambuja, e que é cada vez mais conhecida e apreciada a nível regional. Este ano, voltam a ter lugar de honra no festival os Bolos de Casamento, tradição muito enraizada em Vale do Paraíso. Trata-se de um doce caseiro, em forma de ferradura e com fortes aromas de limão e canela, que os casais de noivos oferecem aos seus convidados.
O Paraísabor 2023 tem início no dia 6 de outubro, sexta-feira, pelas 19h00, com a abertura das tasquinhas participantes e, também, dos stands de artesanato. Nos restantes dias, a abertura será às 12h00.
A animação da abertura oficial está garantida com a música do grupo Trinca Espinhas. Às 22h00, terá lugar o espetáculo com a banda Enigma, ficando a madrugada entregue ao DJ Goulart, a partir das 02h00. Para sábado, dia 7, anuncia-se o almoço com a companhia musical do grupo Amigos do Vale. Às dez da noite, o palco está reservado para a atuação da banda Fora de Série, seguindo a animação do recinto ao som do DJ Guilhas, depois da 02h00. O último dia do evento, domingo 8 de outubro, terá a hora de almoço acompanhada pelas Sonoridades do Acordeão e, a partir das 19h00, o período de jantar será animado pela dupla Mário Lérias & Vítor Copa. O encerramento do festival está marcado para as 23h00.
De referir, que esta iniciativa é integrada na marca “AZAMBUJA – TERRAS DO TORRICADO”, lançada pelo Município de Azambuja em outubro de 2018 com o objetivo de promover o Torricado e todas as manifestações culturais a ele associadas. “Este, foi um passo decisivo, no âmbito do produto turístico gastronomia e vinhos, numa aposta clara na defesa e promoção da identidade do concelho e das potencialidades do seu território”, diz o município em comunicado.