Um novo data center da Google pode assentar arraiais em Aveiras de Cima no futuro ecoparque – Aveiras Eco Valley. De acordo com o presidente da Câmara de Azambuja, Silvino Lúcio, e segundo os promotores do projeto que promete revolucionar o concelho no prazo de 10 anos, essa intenção foi demonstrada pelo gigante das novas tecnologias, que terá pensado numa área de 130 hectares para o efeito no futuro empreendimento. “Não sei se será provável ou não. Vamos esperar que sim”.
Ainda na mesma entrevista, o presidente da Câmara deu a conhecer que os promotores norte -americanos, representados em Portugal por um escritório de advogados que serve de ligação com a Câmara, têm desenvolvido trabalho no terreno, depois da aquisição de vários lotes na Zona Industrial de Aveiras. “Estão a efetuar o estudo de tráfego da Nacional 366, projetos de arruamentos e de abastecimento de água”. O autarca diz mesmo que tem existido proatividade e vontade de apresentar novidades sobre o andamento dos projetos.
Recorde-se que em 2022, o promotor apresentou junto da autarquia um master plan, ao qual o Valor Local teve acesso. Num espaço temporal de 10 anos, poderá surgir uma nova cidade aos pés de Aveiras de Cima, um ecoparque, uma das formas mais inovadoras de pensar a indústria, a habitação e a sustentabilidade. Vinte mil postos de trabalho, sendo que 200 fogos serão habitacionais, e a possibilidade de atrair 10 mil novos residentes, quando atualmente e segundo os últimos censos vivem no concelho de Azambuja 21 mil 422 habitantes, é a ambição deste projeto
Já a Google, conforme é sabido, tem acelerado a construção de novos data centers um pouco por todo o mundo. Com esta estratégia, a Google quer suportar a sua grande expansão para serviços de infraestrutura cloud. Para já e no território português foi anunciada a instalação de uma unidade deste tipo nos Açores no ano passado.
Leia mais sobre o Aveiras Eco Valley aqui