Sobral de Monte Agraço cumpre, amanhã, 9 de julho, em luto municipal, decretado pelo presidente da Câmara Municipal, José Alberto Quintino da Silva, em homenagem a Sónia Alexandra Ribeiro, bombeira voluntária e figura muito estimada na comunidade, que faleceu na sequência de um grave acidente ocorrido há dez dias, em Boticas, Trás-os-Montes.
A decisão do município inclui a colocação da bandeira do concelho a meia haste, como sinal de respeito e pesar, numa altura em que o concelho chora a perda de uma mulher descrita como “generosa, comprometida e inspiradora”, nas palavras do autarca. “A colocação da bandeira simboliza o reconhecimento e a gratidão dos sobralenses pela forma dedicada como serviu a comunidade”, refere o comunicado emitido pela autarquia.
Uma figura ativa na comunidade
Sónia Ribeiro, de 52 anos, desempenhava funções na Junta de Freguesia de Santo Quintino, era bombeira voluntária, militante do PCP e ativa sindicalista. Ficou gravemente ferida durante uma atividade de recriação histórica com recurso a fogo, promovida pela associação cultural ACR 13 de Setembro, tendo vindo a falecer num hospital em Lisboa. Um outro participante também ficou ferido no mesmo acidente.
A autarquia destaca o papel ativo que Sónia Ribeiro teve na vida social e cívica do concelho, sendo presença habitual em diversas iniciativas culturais e de apoio comunitário. A Câmara Municipal reconhece que a sua morte representa uma “perda irreparável, não apenas pelo que fez, mas pela pessoa que foi”.
Em nome do executivo e de todos os funcionários da autarquia, José Alberto Quintino da Silva manifestou “solidariedade à família e amigos neste momento de profunda dor”.