O Partido Livre vai concorrer de forma autónoma às eleições autárquicas de 2025 no concelho de Vila Franca de Xira, apostando numa lista composta por jovens estreantes na política local. Daniel Ferreira, estudante de 21 anos, é o cabeça-de-lista à Câmara Municipal, enquanto Adriana Castro, de 25 anos, profissional de marketing e comunicação, lidera a candidatura à Assembleia Municipal.
Daniel Ferreira nasceu em Torres Vedras, tem 21 anos e é estudante de Ciência Política. Vive em Vila Franca de Xira há 6 anos. Juntou-se ao Livre aos 16 anos, em 2020 e desde então tem sido parte ativa do partido, como candidato às Legislativas de 2024 e 2025 pelo círculo eleitoral de Lisboa.
A candidatura apresenta-se como “um projeto político ancorado nos princípios da liberdade, ecologia e justiça social”, colocando a participação cidadã no centro da ação política. Em comunicado, o Livre defende uma abordagem “construída para e com as pessoas”, escutando as “realidades de cada rua e cada bairro”.
A escolha dos candidatos foi feita através de primárias abertas, um modelo participativo que o partido destaca como marca da sua identidade desde a fundação. O objetivo da candidatura passa por devolver o espaço político às comunidades locais e “construir cidades mais justas, solidárias e sustentáveis”.
Esta é a primeira vez que o Livre tem uma candidatura à Câmara Municipal de Vila Franca de Xira. Em breve o Valor Local anunciará as entrevistas aos candidatos à Câmara de Vila Franca de Xira, inclusive a data da entrevista ao candidato do Livre, Daniel Ferreira.
Para a Assembleia Municipal, a escolha recaiu em Adriana Castro. Nascida há 25 anos em Vila Franca de Xira tendo vivido toda a sua vida em Arruda dos Vinhos. Licenciada em Ciências da Comunicação e de Cultura. “Feminista, de esquerda e uma forte ativista e defensora pelos direitos humanos, das mulheres e da comunidade LGBTQIA+ são estas as causas que mais a movem no dia a dia. Juntou-se ao Livre em 2023”, destaca o partido no mesmo comunicado.