A metrópole de Lisboa ganha quando os seus territórios oferecem inovação e capacidade de atração, e quando assume a importância destes na relação com as outras regiões e o mercado internacional.
É com esta perspetiva que temos desenvolvido o Concelho de Vila Franca de Xira. Somos hoje uma centralidade no investimento económico e na criação de emprego. Na indústria, na logística e nas novas tecnologias, acolhemos hoje grandes investimentos produtivos, ao mesmo tempo que aqui se desenvolvem os maiores projetos de descarbonização do País, com impactos transformadores na qualidade ambiental a curto e médio prazo.
De igual forma, entre outros, a ampliação dos nossos caminhos ribeirinhos (já ligados ao Parque das Nações), bem como a requalificação e ampliação do Parque Escolar e dos nossos equipamentos públicos, alavancam a qualidade de vida local.
Diversificamos ofertas – da cultura à gastronomia e ao turismo de natureza – que são hoje parte integrante do calendário turístico da Região de Lisboa e Ribatejo.
Os próximos quatro anos serão dedicados a continuar a reforçar a importância do Concelho de Vila Franca de Xira no contexto metropolitano.
Na mobilidade, entre outros, defendemos a criação do novo nó dos Caniços à A1, para o qual já entregámos à BRISA e ao Governo os respetivos estudos. Queremos uma nova ligação de Alverca ao IC2 e acompanharemos de perto a modernização da linha do norte, essencial para aumentar a frequência dos comboios de (e para) Lisboa. Defendemos ainda a ligação em transporte pesado de Vialonga à capital.
A Zona Económica da Castanheira do Ribatejo, com o seu Cais Fluvial já em construção, continuará a desenvolver-se com novos negócios e mais emprego.
Depois de termos criado a primeira Loja do Cidadão do Concelho, estamos agora a trabalhar para conseguir avançar para mais uma. Temos muita expetativa no início da construção do novo Palácio da Justiça e Tribunal Lisboa-Norte, libertando o terreno remanescente da antiga Armada para construção de mais Cidade à beira-rio e para o completamento do nó II à A1 em Vila Franca de Xira.
Para viver mais o Tejo, continuaremos a avançar com o prolongamento do nosso Passeio Ribeirinho, e criaremos a primeira praia fluvial a norte de Lisboa, na zona do Sobralinho; e continuaremos a apostar no turismo cultural e de natureza, atraindo mais unidades hoteleiras.
A habitação é outro dos nossos desafios coletivos. Temos projetos para mais habitação pública para a classe média e para os jovens, além da conclusão das obras em curso, em que aproveitámos para requalificar os centros históricos das nossas localidades.
Na educação, vamos concluir o maior investimento municipal de sempre na requalificação e ampliação de uma escola: a Escola Básica e Secundária de Vialonga. E vamos também concluir a requalificação da Escola Básica de Alpriate. Desenvolveremos os projetos para outros grandes estabelecimentos escolares já priorizados com o Governo, em todo o Concelho.
Continuaremos a reclamar verbas ao Ministério da Saúde para as grandes obras necessárias nos Centros de Saúde e que rondam os três milhões de euros; a pugnar pela melhoria dos serviços prestados pelo Hospital e pela reabertura global das urgências pediátricas e obstétricas, fechadas com a conivência do Governo.
Para abrir o ano, vamos propor já um novo alívio fiscal às famílias, através do aumento da devolução do IRS, mantendo na mais baixa taxa legalmente possível o IMI (e o IMI familiar). Continuaremos a isentar de derrama as pequenas e médias empresas do Concelho nos termos já oferecidos.
No setor da recolha de resíduos vamos reforçar ainda mais o investimento no sistema, com mais dias de recolha, mais viaturas, equipamentos, recursos humanos e, naturalmente, contaremos com a colaboração de todos os cidadãos e agentes económicos, porque são determinantes para o sucesso das ações a que nos propomos.
Aumentaremos a fiscalização nestas e noutras áreas, e estamos já a estudar a continuidade do alargamento da videovigilância no nosso território.
Na Cultura continuaremos a apostar no reforço da nossa programação e na capacidade de atrair novos públicos, incluindo museográficos, internacionalizando a nossa importância e apostando na Juventude.
Governar com proximidade um Concelho com mais de trezentos quilómetros quadrados e quase cento e cinquenta mil habitantes, exige rigor e abertura para o diálogo. Temos experiência e temos disponibilidade. Contem comigo e connosco para manter esta estratégia ambiciosa, exigente e profundamente orientada para as pessoas que servimos.
Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira




