Começar a vender online em Portugal nunca foi tão acessível. Este guia explica-lhe como lançar uma loja digital de sucesso, escolher entre site e marketplace e adotar métodos de pagamento online seguros e eficazes para crescer no e-commerce em 2026.
Três em cada quatro consumidores portugueses já fizeram compras online (mais 4% do que em 2024) e 46% afirmam comprar regularmente através do comércio eletrónico.
Estas são algumas das conclusões do barómetro E-Shopper 2025, que atestam o crescimento exponencial do comércio eletrónico em Portugal nos últimos anos.
Este crescimento no número de consumidores e de compras online está ligado à maior diversidade de preços e produtos, assim como às simplicidade e rapidez do e-commerce, o que torna este mercado cada vez mais apetecível para quem pretende fundar um negócio de retalho.
Se é esse o seu caso e não sabe por onde começar, preste atenção a este guia sobre vendas e pagamentos online.
O que torna 2026 o ano ideal para começar a vender online?
Se dúvidas existissem, barómetros como o E-Shopper ou o CTT E-Commerce desfazem-nas ao indicarem um crescimento regular e consolidado do comércio eletrónico nos últimos anos, assim como a estimativa de que esse cenário se manterá ao longo de 2026.
Além do vasto número de potenciais clientes, as tecnologias que permitem oferecer uma melhor experiência de compra online estão cada vez mais apuradas e, em muitos casos, são gratuitas.
Falamos, por exemplo, de recursos como a inteligência artificial (IA), chatbots de atendimento e apoio e realidade aumentada (RA), que, no seu conjunto, tornam o ato de vender online mais simples e o de comprar mais atrativo.
Há igualmente que considerar outro importante fator para poder apostar no comércio eletrónico em 2026: a mudança nas leis do e-commerce na União Europeia (UE).
Com o intuito de limitar as importações, a Comissão Europeia (CE) irá proceder, já a partir de 2026, à eliminação da isenção de taxas aduaneiras para encomendas de valor inferior a 150 € provenientes de fora da UE, o que significa que mais consumidores se voltarão para as lojas online portuguesas.
Primeiros passos para criar uma loja digital de sucesso
Se ficou ou já estava convencido de que 2026 será o ano do lançamento do seu negócio online, então é altura de dar os primeiros passos nesse sentido:
1. Efetue uma pesquisa de mercado
Estude as tendências do momento e quais as necessidades e hábitos daquele que será o seu público-alvo. Para além disto, tente perceber quem será a sua concorrência e o que é que a mesma oferece, de forma a poder conquistar o seu espaço junto do consumidor.
2. Vender com ou sem site?
Para começar a vender online, tem duas opções à sua escolha: criar uma loja online profissional ou vender através de um marketplace.
Caso opte por uma loja profissional, terá de criar um site e registá-lo antes de começar a vender, algo que terá custos potencialmente elevados, mas que lhe possibilitará controlar a estrutura e o design do site, incluindo as categorias de produtos e os métodos de pagamento online.
Já se optar por vender através de marketplaces ou de uma página nas redes sociais, os custos serão mais reduzidos, mas terá de trabalhar com a estrutura que a plataforma lhe fornece.
Quanto aos métodos de pagamento, estes poderão ser os que o marketplace colocar à sua disposição, a menos que opte por uma solução de pagamentos online independente.
3. Crie uma estratégia de marketing digital
O marketing digital é fundamental para não só dar a sua loja online ou marketplace a conhecer aos consumidores, como também para tornar o seu produto apetecível aos olhos do grande público e poder interagir com o mesmo.
Neste sentido, crie páginas do seu negócio nas principais redes sociais, promova colaborações com influencers digitais, aposte em técnicas de Search Engine Optimization (SEO), em e-mail marketing e em conteúdo visual, descritivo e apelativo com linguagem acessível.
4. Agilize e simplifique o funil de venda e as entregas
A jornada de compra do seu cliente deve ser o mais simples e rápida possível. Procure agilizar o funil de vendas de modo que, desde que o cliente se depara com um seu produto pela primeira vez até ao momento em que efetua o pagamento, tudo seja intuitivo e transparente.
Além da jornada de compra, procure garantir uma entrega no próprio dia (uma grande tendência para 2026) ou, no máximo, até 3 dias úteis e de forma gratuita.
Métodos de pagamento online mais seguros e convenientes: como a REDUNIQ Online simplifica a gestão das vendas digitais
O momento do pagamento é determinante para o sucesso que o seu negócio online poderá ter. Quaisquer métodos de pagamento online que se encontrem desfasados em relação aos hábitos e tendências de compra dos clientes acabam por resultar em checkouts (finalização da compra com o pagamento) complicados, o que leva, por conseguinte, ao abandono do carrinho de compras.
De forma a evitar este quadro e garantir total segurança aos seus clientes na hora de pagarem as suas compras, recomendamos que aposte em métodos de pagamento online comprovadamente seguros e convenientes, como é o caso das soluções REDUNIQ Online.
Na prática, terá acesso a duas soluções de pagamento online concebidas para quem vende com e sem site próprio.
A primeira é um gateway de pagamento E-Commerce para lojas profissionais que, mediante um processo de integração simples e sem custos de adesão, permitirá que os seus clientes efetuem pagamentos online com cartões de débito e crédito (Visa e Mastercard) de todo o mundo.
Por outro lado, se vende de modo mais informal através de marketplaces ou redes sociais, a REDUNIQ guarda para si o Pay by Link, uma solução de pagamentos à distância que, sem necessidade de integração, permite que aceite pagamentos online por e-mail, SMS, WhatsApp, por referência Multibanco ou MB WAY com cartões Visa e Mastercard.
De uma forma ou de outra, a segurança dos dados dos clientes e a conveniência estarão garantidas através da oferta de métodos de pagamento online, o que o ajudará a concretizar mais vendas e a obter uma maior taxa de fidelização.




