Durante o mês de setembro, o município de Alenquer convida a “experiências vitivínicolas” no âmbito do programa ‘Alenquer, Terra da Vinha e do Vinho’. Um território que conta com vários séculos de história.
De 1 a 30 de setembro, no Museu do Vinho, está patente a exposição de pintura ao encargo de Diogo Amaro. A 6 de setembro, mediante inscrição, tem lugar o Jantar na Vinha. Na Vinha com Coleção Ampelográfica, os participantes são convidados viver uma noite no coração de um vinhedo situado no Areal, pela proximidade do Museu do Vinho, e por ser um local onde estão plantadas as videiras autóctones da nossa região. “A experiência inicia-se com receção e welcome drink ao pôr do sol, acompanhada de uma breve visita à vinha e explicação sobre a história e características da mesma. Segue-se um jantar vínico ao ar livre, no cenário envolvente das vinhas, com um menu de inspiração regional cuidadosamente harmonizado com vinhos locais, selecionados pelo produtor anfitrião. A animação musical fica a cargo de Pedro Espada”, destaca a autarquia.

Já de 11 a 14 de setembro, a Alma do Vinho “é por excelência a homenagem mais representativa aos produtores vitivinícolas, entusiastas de vinho ou apenas curiosos durante quatro dias por ano”.
Com inscrição, o Passeio pedestre pelas vinhas com ponto de encontro na Casa Santos Lima apresenta um percurso entre as vinhas e o topo do moinho, com o objetivo de dar a conhecer a paisagem de Aldeia Galega a 13 de setembro. Depois da caminhada, haverá uma prova do vinho Azulejo.
Já a 19 de setembro, numa Noite de Fados – Entre Taças e Guitarras, no Museu do Vinho, atuam fadistas acompanhados pelas respetivas guitarras portuguesa e viola de fado. Ao intervalo, será efetuada uma prova de vinhos com um produtor convidado da região, assim como um ‘fingerfood’ com alguns produtos locais inseridos na prova de vinho.
A Quinta de Portas Abertas [com inscrição], a 21 de setembro, pretende dar a oportunidade de conhecer a Quinta de Valle Mourisco, num roteiro de duas horas por um local edificado no início do século XVIII. Esta atividade contempla, além da visita, a prova e vinhos, uma explicação técnica e cultural sobre o processo de produção e ainda a explicação da história vitivinícola local com envolvimento sensorial dos visitantes, promovendo o conhecimento do território através dos sentidos.
As Cestas Com Alma são já um clássico na vila de Alenquer. Mediante inscrição grátis e sempre à sexta-feira à tarde (26 de setembro), os participantes realizam no Museu do Vinho uma prova de vinhos com Quinta de São Bartolomeu, assim como se procede a uma prova de produtos endógenos, “enriquecendo a experiência com os sabores da região num claro momento de partilha e comunhão.”
A 27 de setembro, o Parque de Estacionamento do Areal recebe uma sessão de Cinema ao Ar Livre com a exibição do filme Bottle Shock (Duelo de Castas, em português). Mais do que um momento de lazer, esta iniciativa que conta com a colaboração da Associação Lavarinta pretende aproximar a comunidade da cultura vitivinícola através do cinema, reforçando a identidade do território.








